13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Manifestações acompanham preparação da cúpula do G7 na Alemanha

Manifestações acompanham preparação da cúpula do G7 na Alemanha

Berlim, 26 jun (Prensa Latina) Antiglobalistas, membros de partidos de esquerda e grupos ambientalistas organizam hoje uma cidadela de tendas na cidade alemã de Germisch-Partenkirchen para protestar contra a cúpula do Grupo dos Sete (G-7).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No dia anterior, cerca de quatro mil representantes das organizações mencionadas fizeram uma manifestação com demandas sobre mudanças climáticas, atenção à pobreza e outros slogans antes do início amanhã da cúpula do G-7 no Castelo de Elmau, na Bavaria.

Pelo menos 15 ações de protesto estavam previstas para este dia, informou a polícia que vigia a referida cidadela, onde os manifestantes se concentram naquela cidade montanhosa alemã, distante dos grandes centros urbanos, ao contrário do que aconteceu em Hamburgo, em 2017.

Há cinco anos, forças anti-motim entraram em confronto com participantes em manifestações realizadas por ocasião de uma cúpula do Grupo dos 20 em Hamburgo, resultando em dezenas de feridos e mais de uma centena de detidos.

Embora a cúpula dos sete países mais industrializados (Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Japão) esteja marcada para amanhã, já são conhecidos neste dia os primeiros comentários sobre os temas a serem tratados na reunião de alto nível. Em meio aos protestos, que serão distantes do Castelo de Elmau, os líderes do G7 tentarão preservar a unidade em sua posição em relação ao conflito na Ucrânia, pelo menos é o que o chanceler federal alemão Olaf Scholz chamou neste dia.

Na véspera, Scholz reconheceu que seria difícil adotar grandes decisões durante a cúpula, embora o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tenha anunciado junto com o presidente dos Estados Unidos, John Biden, que o seleto clube de nações imporá um embargo à compra de ouro russo.

Estados Unidos, Japão, Canadá e Reino Unido preparam-se para proibir a importação de ouro produzido a partir de agora na Rússia, o terceiro maior produtor mundial desse metal, com mais de 250 toneladas por ano.

Para Scholz, será uma oportunidade de consolidar posições e mostrar vontade de atuar em conjunto, embora analistas estimem que o G7 chegue à cúpula com diferenças crescentes, em meio à alta da inflação e do aumento dos preços dos combustíveis no mundo.

O G7 se prepara para buscar uma posição de consenso em Elmau sobre a questão da Ucrânia, onde a Rússia está realizando uma operação militar, anunciada em 24 de fevereiro pelo presidente Vladimir Putin para desmilitarizar e desnazificar o país vizinho.

rgh/to/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.