13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba recorda declaração de caráter irrevogável do socialismo

cuba-recorda-declaracao-de-carater-irrevogavel-do-socialismo

Cuba recorda declaração de caráter irrevogável do socialismo

Havana, 26 jun (Prensa Latina) Cuba recorda hoje a declaração da Assembléia Nacional do Poder Popular do caráter irrevogável do socialismo, em 2002, depois de um referendo no qual mais de oito milhões de pessoas deram seu apoio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante uma das sessões da 5ª legislatura, os membros do mais alto órgão legislativo da ilha aprovaram por unanimidade a incorporação de um artigo na Constituição de 1976, declarando que a ilha nunca voltará ao capitalismo.

Anteriormente, foi realizado um plebiscito no país em que mais de oito milhões de eleitores votaram a favor do conteúdo socialista da Carta Magna, em resposta às manifestações intervencionistas do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

O texto expressava claramente a proibição de negociar sob pressão, coação ou ameaça de uma potência estrangeira e o caráter irrevogável do sistema político, econômico e social vigente.

Quando o acordo foi aprovado pelo parlamento cubano, o líder histórico da Revolução Cubana Fidel Castro disse que o objetivo desta ação era preservar os frutos do trabalho revolucionário em um momento em que cada vez mais estava se tornando evidente a inviabilidade do capitalismo para resolver os problemas mais prementes da humanidade.

Esta foi a terceira reforma constitucional da Carta Magna de 1976, que havia sido modificada em 1992 para aperfeiçoar o trabalho dos órgãos locais do Poder Popular e ratificar o compromisso do povo com a nova sociedade.

Em 2019, o país aprovou uma nova constituição cujo artigo quarto ratifica o caráter irrevogável do socialismo em Cuba e leva esse conceito a um nível jurídico superior ao declarar que a ilha é um Estado Socialista de Direito.

mem/jfs/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.