13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ucranianos são aconselhados a não jogar fora livros em russo

Ucrania, libros, lengua, rusa

Ucranianos são aconselhados a não jogar fora livros em russo

Moscou, 25 jun (Prensa Latina) O presidente da Duma Estatal Russa (Câmara Baixa do Parlamento), Viacheslav Volodin, pediu hoje aos ucranianos que não se apressem em abandonar os livros didáticos de língua russa para não ter que procurá-los mais tarde.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ele alertou que na região de Odesa eles retiraram textos de língua e literatura russas porque a partir de 1º de agosto não serão mais ensinados, e todos os escritores russos foram eliminados do programa educacional, enquanto na região de Nikolayev eles proibiram o ensino dessa língua em escolas a partir do primeiro dia de setembro.

“Os ucranianos não devem se apressar em jogar fora os livros didáticos em russo. Deixe-os de lado até 1º de setembro. Para não ter que procurá-los mais tarde”, escreveu o deputado em seu canal Telegram, em clara advertência ao suposto triunfo dos militares operação das forças de Moscou.

Volodin enfatizou que a restauração dos direitos e liberdades dos cidadãos que querem falar e aprender sua língua materna russa é uma das tarefas da operação lançada há quatro meses.

Na sua opinião, a coisa certa a fazer seria levar os funcionários ucranianos a tribunal por violar os direitos das pessoas.

Segundo o portal ucraniano Strana, em Odessa todos os escritores russos foram retirados do currículo e serão substituídos por autores de outros países.

O primeiro vice-ministro da Educação e Ciência da Ucrânia, Andrei Vitrenko, anunciou em 7 de junho que Kyiv pretende excluir o romance Guerra e Paz de Leo Tolstoi do currículo escolar porque “glorifica” as tropas russas.

Na semana passada, o Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) votou para proibir a importação e distribuição na Ucrânia de livros e produtos editoriais da Rússia e da Bielorrússia, informou o deputado ucraniano Yaroslav Zhelezniak em seu canal Telegram.

Eles também apoiaram a proibição da música russa na mídia e locais públicos do país, acrescentou.

car/mml/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.