8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

MPLA prevê apoio eleitoral massivo em Angola

Angola, MPLA, elecciones

MPLA prevê apoio eleitoral massivo em Angola

Luanda, 25 Jun (Prensa Latina) O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) afirmou hoje, em acto de massas, a sua previsão de vitória eleitoral nas próximas eleições gerais do país, marcadas para 24 de Agosto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante 27 anos consecutivos, os adversários usaram a força das armas e não conseguiram derrotar o MPLA, embora tenham feito pactos inimagináveis, incluindo alianças com o então regime do apartheid na África do Sul, disse o presidente da organização, João Lourenço.

Depois da guerra civil, também não conseguiram derrotar o Movimento por sufrágio e a nação vai realizar em breve as suas quintas eleições gerais, raciocinou o também chefe de Estado e de Governo, perante uma multidão reunida na cidade de Saurimo, capital da Lunda Sul (nordeste), a cerca de mil quilómetros de Luanda.

Aparentemente, alguns opositores concluíram que não poderiam vencer as próximas eleições lutando de forma independente e buscaram representantes de vários partidos para compor sua lista de candidatos a deputados, disse. Lourenço exortou militantes, simpatizantes e amigos do MPLA a estarem atentos ao que qualificou de manobras dos seus opositores e a considerar a força do seu partido em termos de resultados práticos para o desenvolvimento socioeconómico do país e a eliminação progressiva das assimetrias herdadas desde a fase colonial.

Neste sentido, destacou a construção nos últimos anos de 2 hospitais modernos na Lunda Sul, um geral e outro materno-infantil, bem como a execução de diversas obras no domínio da saúde pública através do programa de intervenção integrada na municípios.

Conforme anunciado, em breve terá início a execução de um parque para aproveitamento de energia solar em Saurimo, enquanto a electrificação avançará em oito municípios da província, nomeadamente, Cacolo, Muconda, Chiluange, Cassai Sul, Muriege, Cazage, Alto Chicapa e Mona Quimbonfo, que permitirá estabelecer oito mil novas ligações domiciliárias.

Descreveu também os principais projectos nas áreas do ensino superior, construção de estradas e extensão de linhas ferroviárias.

O líder do MPLA aproveitou ainda o acto pré-campanha eleitoral para apresentar à população o candidato do partido ao cargo de Vice-Presidente do Governo, no âmbito de uma política a favor da igualdade de género. “Se o MPLA vencer, Esperança Costa será seguramente a futura vice-presidente da República”, sublinhou.

A título de síntese, o político convocou os eleitores a participarem das votações; que em 24 de agosto, afirmou, “ninguém fica em casa”.

oda/mjm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.