13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 21 mil moradores de Donbass chegaram à Rússia no último dia

Rusia, Ucrania, conflicto, evacuados

Mais de 21 mil moradores de Donbass chegaram à Rússia no último dia

Moscou, 25 jun (Prensa Latina) Mais de 21.000 moradores da região de Donbass, no sudeste da Ucrânia, chegaram à Rússia nas últimas 24 horas, informou hoje o Departamento de Fronteiras do Serviço Federal de Segurança deste país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo essa organização, cidadãos das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk (DPR) e Lugansk (RPL) atravessaram a fronteira através de postos de controle localizados na região de Rostov.

Nesta sexta-feira, o chefe interino do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Karim Atassi, destacou em Moscou que a Rússia está lidando adequadamente e em alto nível com o acolhimento de refugiados da Ucrânia.

Em uma reunião do conselho de especialistas do Comissário para os Direitos Humanos na Rússia, o alto funcionário da ONU observou que o país já recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas da nação vizinha.

“É claro que aceitar um número tão grande de refugiados é um grande teste para qualquer Estado. Gostaria de observar que a Federação Russa está lidando com essa tarefa com muita elegância e em alto nível”, disse ele.

O representante do ACNUR explicou que pôde visitar vários Centros de Alojamento Temporário (CAL), incluindo alguns na zona fronteiriça, onde pôde apreciar a forma como os refugiados e requerentes de asilo são acolhidos e alojados.

De acordo com os serviços de emergência russos, um milhão e 934 mil refugiados da Ucrânia e da região rebelde de Donbass chegaram à Rússia até 20 de junho de meados de fevereiro e desse número mais de 307 mil são menores, disse a fonte à agência de notícias Sputnik.

A escalada da evacuação da população civil da DPR e da RPL foi registada em meados de fevereiro devido à intensificação dos bombardeamentos de Kyiv contra aquele território com armas de maior calibre.

No dia 21 daquele mês, Moscou reconheceu a independência e soberania de ambos os territórios e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com seus líderes, que incluíam o estabelecimento de relações diplomáticas e ajuda militar.

Dias depois, em 24 de fevereiro, a Rússia iniciou uma operação militar contra aquele país, depois que as autoridades do DPR e do RPL solicitaram ajuda para repelir o aumento das agressões e ataques intensos.

Em seu discurso para informar sobre o início da operação, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que o objetivo é proteger a população de Donbass dos abusos e genocídio de Kyiv durante os últimos oito anos, além de “desmilitarizar” e “desnazificar” Ucrânia.

car/mml/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.