13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grupo de Apoio Internacional pede ao Líbano para formar um governo

Líbano, formación, gobierno

Grupo de Apoio Internacional pede ao Líbano para formar um governo

Beirute, 25 jun (Prensa Latina) O Grupo Internacional de Apoio ao Líbano (ISG) solicitou hoje a rápida formação de um governo, após a reeleição de Najib Miqati como primeiro-ministro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por meio de nota, a entidade convocou todos os atores políticos a formar o gabinete, já que a nação “não pode se dar ao luxo de estagnar diante de graves desafios econômicos e sociais”.

O ISG enfatizou a necessidade de aderir ao calendário constitucional iniciado no país em 15 de maio com as eleições parlamentares para que a eleição presidencial no final do ano ocorra a tempo.

O grupo exortou as autoridades executivas e legislativas a trabalharem na integração do Conselho de Ministros para avançar na implementação das reformas pendentes para aliviar o sofrimento do povo libanês.

Eles insistiram no cumprimento dos compromissos assumidos no acordo de 7 de abril passado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), incluindo leis orçamentárias, controle de capital, sigilo bancário e decisões governamentais para estabelecer uma base sólida para uma recuperação sustentável do Líbano.

O Grupo de Apoio Internacional foi lançado em setembro de 2013 para mobilizar apoio e assistência para a estabilidade, soberania e instituições estatais do Líbano.

A instituição reúne as Nações Unidas e os governos da China, França, Alemanha, Itália, Federação Russa, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Européia e da Liga Árabe.

O primeiro-ministro reeleito Najib Miqati pediu consultas não vinculativas no Parlamento na segunda e terça-feira com o objetivo de nomear os membros do governo.

De acordo com as estimativas do Banco Mundial, a contração do Produto Interno Bruto do Líbano em 2022 será de 6,5%, após sofrer uma queda de 10,5 e 21,4 em 2021 e 2020, respectivamente.

Cerca de 2,2 milhões de pessoas no país precisam de apoio urgente para garantir o acesso a alimentos e outras necessidades básicas até o final do ano, um aumento de 46% em relação a 2021, revelou a ONU na semana anterior.

car/yma/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.