13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro-ministro reeleito pede cooperação para salvar o Líbano

Primeiro-ministro reeleito pede cooperação para salvar o Líbano

Beirute, 24 jun (Prensa Latina) O primeiro-ministro reeleito Najib Miqati pediu cooperação para salvar o Líbano do colapso econômico e financeiro que hoje coloca quatro em cada cinco cidadãos na pobreza.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao receber a confiança da maioria parlamentar nas consultas vinculativas convocadas pelo Presidente da República, Michel Aoun, o político de 67 anos sublinhou que o país precisa que todos saiam da crise sem interesses ou egoísmos.

Do Palácio Presidencial Baabda, Miqati pediu responsabilidade coletiva para promover as reformas do plano de recuperação com honestidade, sinceridade e imparcialidade.

“Estendo minha mão a todos, sem exceção, com boa e sincera vontade patriótica”, disse ele após sua nomeação para chefiar o gabinete.

Natural da cidade de Trípoli, no norte, o empresário alertou para deixar de lado as diferenças e não perder mais tempo se afogando em condições e exigências.

Ele pediu aos blocos políticos e instituições que colaborem com o Parlamento para aprovar os projetos de reforma necessários antes de concluir as negociações do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ele insistiu que, sem um pacto com o FMI, as oportunidades de resgate não estarão disponíveis, uma vez que constitui a principal encruzilhada expressa por todos os amigos do Líbano em sua intenção de ajudar na recuperação da nação.

Ontem, Miqati obteve o apoio de 54 dos 128 parlamentares para retornar ao cargo de primeiro-ministro após mandatos anteriores em 2005, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2021, este último após 10 meses sem governo por causa da explosão no Porto de Beirute em agosto de 2020.

Na disputa pelo cargo de chefe de gabinete, o alto funcionário venceu Nawaf Salam (25), Saad Hariri (um) e Rawaa Al-Hallab (um); enquanto isso, 46 ​​deputados se abstiveram da indicação.

Miqati pediu consultas não vinculativas na segunda e na próxima terça-feira na sede da legislatura unicameral para nomear os membros do governo e dar continuidade ao processo eleitoral que começou em 15 de maio.

O Líbano reconhece 18 confissões de fé e o pacto nacional de independência da França em 1943 estabeleceu que o presidente da República deve ser um cristão maronita, o primeiro-ministro um muçulmano sunita e o chefe do parlamento xiita, e assim por diante com os demais cargos.

A inflação de 890 por cento, um salário-mínimo mensal inferior a 25 dólares americanos e 2,2 milhões de pessoas necessitadas de alimentos colocam a crise no Líbano no vermelho neste momento, refletindo na semana passada as Nações Unidas .

rgh/yma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.