25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Esquerda do Parlacen repudia guerra dos EUA contra Cuba

Esquerda do Parlacen repudia guerra dos EUA contra Cuba

Cidade da Guatemala, 24 jun (Prensa Latina) O Grupo Parlamentar de Esquerda (GPI) do Parlacen expressou sua rejeição à agressão dos Estados Unidos contra o povo e o governo de Cuba há mais de 60 anos.

Pertencente ao Parlamento Centro-Americano (Parlacen), o grupo de deputados rejeitou nesta quinta-feira as ações que, como parte da guerra política, econômica e financeira do bloqueio, buscam fomentar o descontentamento popular e gerar mobilizações contra o sistema social escolhido pela nação caribenha, segundo um comunicado ao qual a Prensa Latina teve acesso.

“O governo imperialista dos Estados Unidos da América sempre sonhou em derrubar a revolução socialista desde seu triunfo histórico, mas uma a uma todas essas intenções falharam, porque o povo consciente e organizado sempre esteve pronto para defender sua revolução e as conquistas alcançadas por ela”, destaca o texto.

Nesse sentido, recorda as múltiplas campanhas de desestabilização e descrédito político com o uso de milhões de dólares e o uso de sofisticadas tecnologias de informação e desinformação para criar um ambiente de hostilidade, insegurança e promover uma revolta contra o Governo entre os cidadãos.

Mas vemos, reconhece o GPI, que “mais uma vez o governo socialista e revolucionário junto com seu povo souberam defender as conquistas de sua revolução e sair à frente da pandemia de Covid-19 e outros males que o afligiram”.

O comunicado reconhece a difícil situação econômica que Cuba atravessa devido à crise global e à pandemia de Covid-19, situação para a qual contribui, afirma, “o bloqueio brutal e genocida imposto há 63 anos e, mais recentemente, as medidas de reforço do presidente dos EUA, Joe Biden, e seu antecessor, Donald Trump (2017-2021).

Apesar das dificuldades comerciais e financeiras, os parlamentares reconhecem a ilha como um país seguro, estável, unido, organizado e capaz de enfrentar grandes desafios.

“Cuba não está em crise, nem sua população está em perigo. Cuba não está sozinha, os povos do mundo estão com ela”, conclui o documento lido na Sessão Planária do Parlacen e datado em Tegucigalpa, Honduras.

rgh/mmc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES