13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Contra-cúpula da OTAN de três dias em Madrid

Madrid-Manifestacion-No-OTAN

Contra-cúpula da OTAN de três dias em Madrid

Madri, 24 jun (Prensa Latina) Três dias que terminarão com uma marcha pelo centro de Madri manifestarão a partir de hoje a rejeição da Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com alto apelo de diferentes grupos políticos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O evento é promovido pela plataforma estatal OTAN No e contará com a presença de partidos como a Esquerda Unida (IU), o Partido Comunista (PCE) e alguns representantes de nível médio do Podemos e organizações sindicais, além de diversas ONGs.

O ex-deputado da IU Willy Meyer, que é um dos porta-vozes da OTAN No, sublinhou que a cúpula alternativa vai mostrar que a aliança atlântica é “um obstáculo à paz, a um quadro de segurança desmilitarizado e à redução dos orçamentos militares”.

Da mesma forma, Meyer questionou que a chamada estratégia “OTAN 360 graus” supõe conceder-lhe a capacidade de “poder intervir em todo o mundo sem autorização do Conselho de Segurança da ONU”, em clara violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas.

A cúpula da OTAN terá lugar nos dias 29 e 30 deste mês no recinto de feiras da IFEMA-Madrid, para o qual a capital espanhola vai implantar um enorme dispositivo de segurança e as autoridades alertaram a população para restringir os seus movimentos pela cidade, especialmente no centro .

Como adiantamento, meios de comunicação bem informados destacaram que com a participação assegurada do presidente dos EUA, Joe Biden, os Estados Unidos reservaram mil quartos em hotéis em Madri e terão um dispositivo de transporte de mais de 50 veículos.

No domingo haverá uma marcha de protesto contra a Cúpula da OTAN desde a estação de Atocha até à Plaza de España, no coração de Madrid.

Diferentes painéis vão debater a partir desta sexta-feira o aumento dos gastos com armamento como será levantado na Cúpula da OTAN, vão refletir sobre os mecanismos de segurança desmilitarizados, a crise alimentar ou as alterações climáticas. O auditório “Marcelino Camacho”, das Comissões Operárias, será o cenário do encontro.

Entre as figuras políticas que vão participar na contra-cúpula e nas manifestações estarão o secretário de Estado da Agenda 2030 e líder do PCE, Enrique Santiago, e a porta-voz federal da IU, Sira Rego.

Também a integrante da Executiva da IU Eva García Sempere, a eurodeputada Manu Pineda e o responsável pela área Internacional, Jon Rodríguez.

Para evitar contratempos dentro do Governo, aparentemente nenhum dos ministros do Podemos comparecerá à contra-cúpula, embora vozes como as de Ione Belarra ou Irene Montero, ambas titulares de pastas diferentes, não deixarão de ser ouvidas de forma muito crítica.

rgh/ft/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.