8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cinco mortos e 10 feridos em tremor no Afeganistão

cinco-mortos-e-10-feridos-em-tremor-no-afeganistao

Cinco mortos e 10 feridos em tremor no Afeganistão

Cabul, 24 de junho (Prensa Latina) Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 10 ficaram feridas hoje após uma réplica do recente terremoto na província afegã de Paktika, informou a agência de notícias Pajhwok.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O terremoto de 5,9 graus de magnitude na quarta-feira no Afeganistão matou cerca de 1.100 pessoas e destruiu ou danificou cerca de 10 mil casas, derrubou torres de telefonia celular e linhas de energia e provocou deslizamentos de rocha e lama que bloquearam estradas nas montanhas.

A mídia estatal diz que pelo menos 5 pessoas morreram e 11 ficaram feridas quando outro tremor menor atingiu a mesma área na sexta-feira, assim que a ajuda começa a chegar às províncias afetadas, informou o canal Al Jazeera.

O Ministério da Defesa do Talibã disse que 90% das operações de busca e resgate foram concluídas enquanto o governo faz repetidos pedidos de ajuda internacional.

Abdul Qahar Balkhi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão, pediu às agências de gerenciamento de desastres naturais e à comunidade internacional que forneçam ajuda imediata e abrangente às pessoas em um tweet.

A agência da ONU para refugiados, ACNUR, enviou barracas, cobertores e lençóis plásticos, e o Programa Mundial de Alimentos forneceu estoques de alimentos para cerca de 14.000 pessoas na província de Paktika.

Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde forneceu 10 toneladas de suprimentos médicos, suficientes para 5 mil 400 cirurgias.

Por outro lado, o Escritório de Ajuda Humanitária da ONU afirmou que estão sendo feitos os preparativos para evitar um surto de cólera após o terremoto, já que meio milhão de casos de diarréia aguda foram registrados.

Além disso, a organização internacional para os direitos da criança Save the Children disse que mais de 118 mil crianças foram afetadas pelo desastre.

mem/abm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.