26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Tempestade tropical Célia causa danos em Oaxaca, México

México-Tormenta-tropical-Celia

Tempestade tropical Célia causa danos em Oaxaca, México

Cidade do México, 23 jun (Prensa Latina) A tempestade tropical do Pacífico Celia causou danos por enchentes e deslizamentos de terra em três escolas, sete casas e deslizamentos de terra em 30 pontos da estrada em Oaxaca, México, informou hoje a Proteção Civil.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os danos foram causados principalmente pelo transbordamento de rios, com os danos mais significativos registrados nos municípios de Eloxochitlán de Flores Magón, Santa María Chilchotla, San Juan Bautista Cuicatlán e Teotitlán de Flores Magó.

O transbordamento do rio Santiago na Serra Mazateca provocou a ativação de um protocolo de apoio à população civil, parte do qual teve que ser evacuada porque suas casas e escolas foram cortadas por enchentes.

Na Cuenca del Papaloapan houve inundações devido ao escoamento na parte baixa do rio que afetou as casas na Colonia Victor Bravo Ahuja, enquanto no Istmo de Tehuantepec há um alerta devido ao nível crítico dos Rios Ostuta e Chicapa.

Enquanto isso, no estado de Veracruz, no Atlântico, 10 localidades do município de Actopan, localizado na área central costeira, foram cortadas por rios transbordantes, devido às fortes e prolongadas chuvas registradas durante os últimos dias.

A prefeita de Actopan, María Esther López Callejas, indicou que estas são as comunidades de La Esperanza, La Pastoría, Soyacuautla, Zárate, Llano de Luna, Zapote La Punta e Paso de la Milpa, para citar algumas.

Até o momento, não há relatos de casas afetadas ou de pessoas feridas como resultado do transbordamento dos corpos de água. O nível do rio Coatzacoalcos subiu 80 centímetros, no auge do município de Hidalgotitlán, ao sul da entidade, após as fortes chuvas registradas na entidade.

A meteorologia anunciou que hoje as chuvas continuarão devido à passagem da onda tropical número seis que se combinou com a calha localizada sobre o oeste do Golfo do México.

A Secretaria de Proteção Civil de Veracruz emitiu nos últimos dias o alerta cinza para as zonas de risco, que estará ativo até quarta-feira, 22 de junho.

mem/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.