7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia romperá relações se seus bens diplomáticos forem confiscados

Rússia romperá relações se seus bens diplomáticos forem confiscados

Moscou, 23 jun (Prensa Latina) O Ministro das Finanças russo Anton Siluanov advertiu hoje que o país considerará o rompimento das relações com os Estados Unidos e a União Europeia se confiscarem bens diplomáticos nacionais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma entrevista coletiva, o alto funcionário explicou que quando estes países decidiram confiscar as reservas congeladas, o Ministério das Finanças de Moscou expressou sua disponibilidade para comprar os saldos das contas bloqueadas do Banco da Rússia para pagar aos investidores com eles, mas “eles nos disseram que não”.

Esclareceu que se eles agora pretendem bloquear outros bens russos no exterior e confiscá-los, a Rússia não tem outros bens que sejam comerciais, apenas seus bens oficiais que tenham imunidade diplomática.

Siluanov salientou que confiscar tais bens equivale a uma ruptura das relações diplomáticas e a um conflito direto. Moscou seria forçada a responder “indo para fora do campo jurídico” caso isso acontecesse, disse ele, de acordo com a agência de notícias TASS.

Em resposta a outra pergunta, o Ministro das Finanças russo quis dizer que o fato de seu país deixar de pagar Eurobonds em moeda estrangeira e mudar para rublos não significa que irá à falência por causa de sua dívida externa.

Afirmou que a Rússia não se recusa a honrar seus compromissos com títulos do governo e, como tomador responsável, está fazendo o máximo para garantir que os fundos cheguem a todos os investidores em sua totalidade.

“As contrapartes estrangeiras se recusam a fazer pagamentos em moedas de outros países, o que é uma circunstância de força maior para nós. E somente por esta razão estamos mudando para pagamentos em rublos”, enfatizou ele.

De acordo com o ministro russo, não há razão para acreditar que a mudança na moeda de pagamento da dívida russa represente um cumprimento inadequado dos compromissos da Rússia.

Ele assegurou que a mudança para rublos foi causada exclusivamente pela recusa das contrapartes estrangeiras em transferir pagamentos em moeda estrangeira.

mv/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.