26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente italiano estreia evento sobre cooperação e desenvolvimento

presidente-de-Italia,-Sergio-Mattarella

Presidente italiano estreia evento sobre cooperação e desenvolvimento

Roma, 23 jun (Prensa Latina) O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez referência ao complexo panorama mundial e suas implicações socioeconômicas quando inaugurou hoje a II Conferência Nacional sobre Cooperação para o Desenvolvimento nesta capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em suas palavras de boas-vindas aos participantes deste evento, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Mattarella mencionou a importância da participação dos cidadãos nas políticas de desenvolvimento.

O Chefe de Estado destacou que quatro anos após a primeira conferência, “o contexto em que a reunião de hoje está ocorrendo é marcado pelas consequências econômicas e sociais da emergência sanitária global que vivemos e por fortes tensões geopolíticas”.

A pandemia de Covid-19, “deixou claro que em um mundo interligado não há soluções locais para desafios globais como emergências de saúde, mudança climática, pobreza extrema, insegurança alimentar”, disse ele.

Não se trata, disse ele, de apoiar outras nações com “recursos considerados excedentes pelas economias dos países mais desenvolvidos”, e ressaltou que “a comunidade internacional deve saber assumir objetivos comuns”.

É necessário, acrescentou, promover a proteção e a afirmação de bens globais como “vida, saúde, clima e prosperidade diante da pobreza”.

As crises internacionais reduzem ou eliminam “os recursos que podem ser utilizados para enfrentar os grandes problemas de cuja solução depende a sobrevivência da humanidade”, o que conspira contra os objetivos da Agenda 2030 da ONU, disse ele.

A abordagem da Itália, disse Mattarella, é baseada “no multilateralismo efetivo, capaz de desenvolver respostas oportunas, coordenadas e voltadas para o futuro em nível internacional”.

Esta política, acrescentou ele, “está enraizada na escolha de financiar as missões das principais organizações internacionais, começando pelas agências da ONU”. Um dos objetivos deste evento, que acontece nos dias 23 e 24 de junho no Auditório da Conciliação, é incentivar a participação dos cidadãos na definição das políticas de cooperação para o desenvolvimento”.

Neste sentido, e com base na Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, ela foi dividida em cinco painéis que analisarão os temas de Paz, Pessoas, Prosperidade, Planeta e Parceria, disseram os organizadores da conferência.

mem/ort/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.