7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mudanças climáticas por trás de inundações em Bangladesh e na Índia

Bangladesh-e-India-inundaciones

Mudanças climáticas por trás de inundações em Bangladesh e na Índia

Por Alfredo Boada Mola
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nova Delhi, 23 Jun(Prensa Latina) Cientistas reafirmaram a probabilidade de que as mudanças climáticas tenham agravado as chuvas que provocaram inundações catastróficas em Bangladesh e na Índia, informou hoje.

Embora as chuvas de monção do sul da Ásia sigam os padrões atmosféricos naturais, as chuvas se tornarão mais erráticas e torrenciais à medida que as temperaturas globais aumentarem, alertam especialistas.

E embora leve meses para identificar o papel do aquecimento global nas fortes chuvas, os pesquisadores dizem que o ar mais quente pode reter mais vapor de água antes que as nuvens estourem, o que significa mais chuva.

Ventos fortes de monção na Baía de Bengala podem transportar muito mais umidade, disse Roxy Mathew Koll, cientista do clima do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical, ao The Wire.

O grande número de chuvas que vemos agora pode ser um impacto das mudanças climáticas, disse o especialista.

A estação das monções do sul da Ásia, que dura de junho a setembro, é governada por vários padrões sobrepostos no oceano e na atmosfera, incluindo o ciclo climático El Niño-La Niña e o dipolo do Oceano Índico, e atualmente esses sistemas impulsionam fortes ventos de sudoeste sobre o Baía de Bengala.

Os padrões das monções mudaram nas últimas décadas, com a temperatura média em Bangladesh subindo pelo menos 0,5 graus Celsius desde 1976, e em vez de chuvas moderadas espalhadas ao longo da estação das monções, há longos períodos de seca intercalados com rajadas curtas de chuva forte, explicou Koll .

Quando chove, toda essa umidade é despejada em poucas horas ou alguns dias, acrescentou o estudioso.

Tropas de Bangladesh navegam em barcos infláveis pelas águas para resgatar os necessitados ou distribuir comida e água para 9,5 milhões de pessoas isoladas pelas enchentes, que mataram pelo menos 69 pessoas.

As fortes chuvas da semana passada, que causaram o transbordamento dos rios de Bangladesh, ocorreram menos de um mês depois que o vizinho estado indiano de Assam sofreu problemas semelhantes.

Até o momento, há 68 mortes devido às chuvas e inundações em Bangladesh, segundo a Direção Geral de Serviços de Saúde. Dos casos, 45 pessoas morreram afogadas enquanto 14 foram atingidas por raios.

Nesta quinta-feira, o número de mortos em consequência das inundações e deslizamentos de terra em Assam subiu para 101, depois que outras 12 pessoas morreram por causa dessa causa, incluindo quatro crianças.

De acordo com a autoridade estadual de gestão de desastres, o dilúvio afetou quase 5,5 milhões de moradores em 32 distritos de Assam.

Há 271.125 evacuados em 845 campos de ajuda humanitária, enquanto as plantações de quase 100.000 hectares de terra foram danificadas e pelo menos 3.317.000 animais também foram prejudicados pelas chuvas incessantes, segundo as autoridades.

Nas últimas duas semanas, várias regiões de Assam foram isoladas do resto do território e seus habitantes enfrentam escassez de alimentos e água. As chuvas também atrapalharam a vida normal no vizinho estado indiano de Meghalaya, onde enchentes e deslizamentos de terra bloquearam estradas, destruíram pontes e interromperam a conectividade de energia e móveis.

acl/abm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.