7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ferroviários britânicos retomam greve sem solução à vista

Ferroviários britânicos retomam greve sem solução à vista

Londres, 23 de jun (Prensa Latina) Trabalhadores do setor ferroviário britânico voltaram à greve hoje, para pressionar as empresas que operam o serviço de trens a concordar com suas reivindicações salariais e impedir demissões forçadas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo informações, apenas um em cada cinco trens circulará nesta quinta-feira, segundo dia da greve intermitente iniciada na terça-feira por 40 mil integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários, Marítimos e de Transportes (RMT).

A única diferença é que os trabalhadores do metrô de Londres que aderiram ao protesto há dois dias retornaram aos seus empregos no dia anterior, e o serviço está funcionando normalmente.

O secretário-geral da RMT, Mick Lynch, confirmou à imprensa que as negociações serão retomadas nas próximas horas, numa nova tentativa de chegar a um acordo que parece ilusório, dada a recusa dos empregadores em conceder um aumento salarial aos seus trabalhadores de sete por cento para ajudá-los a enfrentar a inflação perto de dois dígitos.

O dirigente sindical, que acusa o governo conservador de torpedear as negociações, alertou que a greve pode se repetir neste sábado, e depois retomar em duas semanas, porque, de acordo com as leis, os sindicatos precisam notificar seus empregadores com 14 dias de antecedência de que estão vai ficar desempregado.

Muito progresso teria que ser feito (nas negociações) para levantar esse protesto, e acho que isso não pode ser alcançado hoje, disse Lynch, que assegurou que a RMT mantém uma posição construtiva nas negociações com as empresas ferroviárias.

O governo liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson defende que a disputa deve ser resolvida por empregadores e empregados, mas ao mesmo tempo se prepara para alterar a legislação sobre o direito de greve.

Segundo o ministro dos Negócios, Kwasi Kwarteng, o projeto de lei a ser submetido ao Parlamento permitirá que as empresas contratem trabalhadores temporários para preencher as vagas de funcionários que ficam desempregados.

A proposta é rejeitada pelo opositor Partido Trabalhista e pelos sindicatos, que a consideram um atentado ao direito de greve vigente desde os anos 70 do século passado.

mem/nm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.