7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Evasão fiscal multimilionária de bancos e mineradoras no México

Evasão fiscal multimilionária de bancos e mineradoras no México

Cidade do México, 23 de jun (Prensa Latina) Bancos e mineradoras que operam no México cometeram fraudes por evasão fiscal com valores superiores a 3,150 bilhões de dólares, revelou hoje um estudo do Serviço de Administração Tributária (SAT).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em informações em que não revela as empresas que cometeram fraudes, o SAT aponta que o estudo abrange o período de 2015 a 2019, e a fraude focou em registros falsificados de perdas com créditos ruins e simulação de investimentos.

Ao comparar a carteira de informações da Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários (CNBV) com as declarações que são entregues ao SAT, foram detectadas inconsistências nos chamados descontos (descontos) e multas informadas pelas instituições bancárias, o que gerou uma evasão fiscal -só em bancos e para esse conceito-, entre um e dois bilhões de dólares.

O SAT explica que as remoções são reduções de uma dívida, e as penalidades referem-se ao cancelamento de um crédito quando a possibilidade de cobrança por meio de procedimentos formais já estiver cancelada.

Ambos os itens implicam em perdas para as instituições financeiras e, portanto, podem ser utilizados para obter deduções fiscais.

A Universidade Autônoma de Chapingo comparou os relatórios apresentados à CNBV e ao SAT e constatou que os bancos relataram maiores reduções e punições nas declarações ao erário com o presumível objetivo de evitar e evadir o pagamento de tributos.

Ao analisar os números desses cinco anos, verificou-se que as instituições bancárias apresentam perdas excessivas, uma vez que existem valores que não estão registrados na CNBV.

Outro dos setores que o SAT tem acompanhado para práticas de possível sonegação e evasão fiscal é a mineração.

Em outra parte do estudo, desta vez encomendado à Universidade Autônoma de Coahuila, percebe-se que as mineradoras teriam deixado de entregar ao tesouro pouco mais de um bilhão de dólares entre 2016 e 2019, uma evasão de mais de 32% do que eles tiveram que entregar.

Segundo o documento, a evasão ocorre quando as mineradoras disfarçam os investimentos na extração como despesa ou reclassificação, a maior parte para adquirir, comprar, unir e teoricamente prestar serviços entre empresas do mesmo setor e reinvestir os lucros.

O objetivo dessa operação é aumentar suas deduções e, com isso, pagar menos impostos, especifica. Os subsetores identificados com a maior evasão possível foram as empresas de extração de prata, chumbo, zinco e ferro, que juntos representam 70% da evasão total estimada, informou o SAT.

mem/lma / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.