13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comércio entre China e parceiros do Brics cresceu este ano

brics1-1-1

Comércio entre China e parceiros do Brics cresceu este ano

Beijing, 21 jun (Prensa Latina) A China informou hoje um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior em seu comércio com os demais países membros do grupo Brics de janeiro a maio e previu melhores números ao consolidar a cooperação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Administração Geral de Alfândegas detalhou que estas operações representaram 196 bilhões de dólares, com um aumento de 18,1 pontos nas exportações de produtos chineses e um aumento de 6,6 pontos nas importações da Rússia, Índia, África do Sul e Brasil.

Em termos bilaterais, o intercâmbio comercial avançou 26,6 por cento com a Rússia, no caso da Índia subiu 10 pontos, com o Brasil expandiu 7,3 e caiu cinco pontos com a África do Sul.

Os bens mais exportados pela China foram equipamentos eletromecânicos e comprou principalmente hidrocarbonetos, produtos agrícolas, minerais e metais de seus parceiros.

A alfândega prevê um maior crescimento no comércio do gigante asiático com essas quatro nações à medida que aprofundam e fortalecem ainda mais suas relações econômicas.

No ano passado, o volume comercial ultrapassou 490 bilhões de dólares, 39,2% a mais que em 2020.

A China sediará nos dias 23 e 24 de junho a 14ª cúpula de chefes de Estado e de governo do grupo Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.

A reunião será realizada por videoconferência sob o tema “Promovendo uma associação Brics de alta qualidade, avançando para uma nova era para o desenvolvimento mundial” e o presidente Xi Jinping a presidirá desde Beijing.

O dignitário fará um discurso amanhã durante a cerimônia de abertura do fórum e também intervirá no diálogo de alto nível sobre desenvolvimento global que acontecerá na quinta-feira.

Além dos líderes dos cinco países do Brics, também serão convidados os líderes de outras nações em desenvolvimento e mercados emergentes. A China ocupa a presidência temporária do grupo e, a caminho da nomeação dos dirigentes, realizou nas últimas semanas várias reuniões ministeriais centradas em temas como segurança, agricultura, finanças e comércio, entre outros.

O Brics é uma associação econômico-comercial entre as cinco economias emergentes mais importantes do mundo e que compartilham as características comuns de possuir grande população, vasto território e quantidade significativa de recursos naturais.

Foi fundada em 2009 para dar voz aos seus membros e promover uma nova ordem financeira internacional.

acl/ymr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.