19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cidade patrimônio em Cuba prepara celebração de data revolucionária (+Fotos)

Cuba-Cienfuegos-26-de-julio-1

Cidade patrimônio em Cuba prepara celebração de data revolucionária (+Fotos)

Cienfuegos, 20 jun (Prensa Latina) Esta cidade, cujo centro histórico é Patrimônio da Humanidade, prepara-se para celebrar no dia 26 de julho o 69º aniversário do assalto ao quartel de Moncada.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O trabalho de resgate do patrimônio foi uma das conquistas valorizadas pelo Birô Político do Partido Comunista de Cuba (PCC) ao conceder o local da comemoração do Dia Nacional da Rebelião à província de mesmo nome, no centro-sul de a ilha, destacou o diretor do Gabinete do Conservador, Iran Millán, em diálogo com a Prensa Latina.

Cuba-Cienfuegos-26-de-julio-2

Entre os requintes do urbanismo com que Cienfuegos aguardará a data, o especialista em restauração do patrimônio citou a iluminação noturna de seus edifícios simbólicos: o Palácio do Governo, o Arco do Triunfo (o único em Cuba), os hotéis San Carlos e Unión, o Biblioteca Provincial, o Palácio Ferrer e o Teatro Tomás Terry.

Os planos de reabilitação para as próximas cinco semanas também incluem o parque para as vítimas do Mambí (cargueiro cubano afundado por um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial) e a escultura do índio Guanaroca, uma lenda indígena recriada pela ilustre artista nacional Rita Longa (1912-2000).

Cuba-Cienfuegos-26-de-julio-3

As duas principais vias rodoviárias da cidade (240 quilômetros a sudeste de Havana), Paseo del Prado e Calzada de Dolores, já começaram a receber os benefícios da reforma da capital.

No caso do Prado, a estrada mais longa do gênero em Cuba, Millán destacou a restauração de seus portais através da conclusão de trechos faltantes, que requalificará a considerada galeria coberta da cidade, conhecida como a Pérola do Sul.

Em 26 de julho de 1953, um grupo de jovens liderado por Fidel Castro, e posteriormente identificado na história cubana como a Geração do Centenário, atacou os quartéis de Moncada (Santiago de Cuba) e Carlos Manuel de Céspedes (Bayamo), ações que representaram o início da luta revolucionária contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1958).

jf/fgn/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.