7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia denuncia bloqueio ferroviário lituano de Kaliningrado

Rusia, denuncia, bloqueo, ferroviario, Kaliningrado

Rússia denuncia bloqueio ferroviário lituano de Kaliningrado

Moscou, 19 de jun (Prensa Latina) O bloqueio lituano ao tráfego ferroviário de mercadorias para a cidade russa de Kaliningrado viola compromissos legais aprovados pela União Européia (UE), denunciou hoje o vice-presidente do Conselho da Federação (Senado) Konstantin Kosachev.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Como afirmou em seu canal Telegram, como estado membro da UE, a Lituânia viola uma série de atos jurídicos internacionais juridicamente vinculantes que afetam não apenas suas obrigações, mas também o bloco comunitário como um todo.

Ele esclareceu que o documento violado é o pacto de parceria e cooperação assinado entre a UE e as autoridades russas em 1994.

Por sua vez, o governador da região de Kaliningrado, Anton Alijanov, disse em seu canal Telegram que Moscou está avaliando a resposta à medida tomada por Vilnius, que poderá também afetar o sistema logístico de transporte dos países bálticos.

No entanto, o responsável russo alertou que o serviço de ferry da região é capaz de lidar com todo o volume de mercadorias bloqueadas pela Lituânia.

As autoridades de Kaliningrado consideram que a decisão lituana afetará entre 40 e 50% dos produtos que foram transportados entre aquela região e outros territórios do país, informou a agência de notícias Sputnik.

A medida aplicada pelos Caminhos de Ferro estatais da Lituânia entrou em vigor a partir da meia-noite de 18 de junho, sob o pretexto de que fazem parte das sanções da UE contra a Rússia pela operação militar na Ucrânia.

mem/mml/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.