13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Partido político italiano propõe interromper envios de armas para a U

Italia, Ucrania, armas

Partido político italiano propõe interromper envios de armas para a U

Roma, 19 de jun (Prensa Latina) Proposta promovida pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) sobre a cessação dos envios de armas para a Ucrânia e apoio às negociações de paz entre aquela nação e a Rússia, hoje gera forte polêmica política, dizem analistas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os partidos políticos da coligação governamental, incluindo o M5S, debatem esta iniciativa este fim-de-semana, no âmbito de uma resolução de 6 pontos que vão levar ao Parlamento na próxima terça-feira, segundo a imprensa local. Entre as demais formações agrupadas em torno da equipe do primeiro-ministro Mario Draghi estão a Forza Italia, a Liga, o Partido Democrata, a Italia Viva e o Article One, que mostra uma gama de posições políticas, até mesmo opostas.

O texto do M5S refere que “o Governo compromete-se a não proceder, no atual quadro de guerra, a novos carregamentos de armas que comprometam gravemente a desescalada do conflito, colocando em risco uma solução diplomática”.

Ressalta o compromisso de “promover, à luz da atual situação político-militar, nos fóruns europeus apropriados, a consolidação de uma ação diplomática europeia coordenada”.

Este esforço deve visar “dar um novo impulso às negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia, de modo a alcançar um cessar-fogo imediato” e “promover o papel da União Europeia (UE) como principal ator diplomático”, acrescenta.

Em relação a este projeto, o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Luigi Di Maio, salientou que desalinha esta nação da aliança entre a UE e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que, como disse, “é uma aliança defensiva”.

Se nos desalinharmos com a Otan, disse o ministro das Relações Exteriores, “colocamos em risco a segurança da Itália”.

Há um acordo majoritário na coalizão sobre os cinco pontos restantes do projeto de resolução, incluindo o apoio à entrada da Ucrânia na UE, a revisão do Pacto de Estabilidade, bem como o apoio a famílias e empresas afetadas pela guerra.

Também há acordo quanto à aceitação do plano para acabar com a dependência da UE dos combustíveis fósseis russos, bem como propostas para o futuro fortalecimento do bloco comunitário, apontam as fontes.

mem/ort/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.