2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estados Unidos comemoram o fim da escravidão com feriado nacional

EEUU, esclavitud, fin, conmemoración

Estados Unidos comemoram o fim da escravidão com feriado nacional

Washington, 19 de jun (Prensa Latina) Os Estados Unidos comemoram hoje o 157º aniversário da declaração do fim legal da escravidão com partidos e iniciativas que lembram a persistência desigualdade na sociedade americana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desde o ano passado, a data – conhecida como Juneteenth – é comemorada pela primeira vez com um feriado, depois que o presidente Joe Biden assinou a Lei do Dia da Independência Nacional.

Com festas e alguns comícios políticos, os Estados Unidos comemoram o verdadeiro dia em que todos os cidadãos foram livres, disse Gerald Griggs, presidente na Geórgia da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (Naacp, sigla em inglês).

Para Griggs, Juneteenth também é um momento para refletir sobre as desigualdades sistêmicas enfrentadas pelos negros, como a diferença de riqueza racial, encarceramento desproporcional e disparidades de saúde de longa data.

Desta forma, neste domingo lembram que em 1865 o Major General da União Gordon Granger proclamou a liberdade dos escravos no Texas, pois embora três anos antes tivessem declarado a emancipação dos escravos, a aplicação da medida demorou a ser implementada.

Agora que Juneteenth é feriado nacional, muitos funcionários do setor público e privado têm um dia de folga adicional, que aproveitarão amanhã, segunda-feira, em 2022, enquanto marcas e corporações capitalizam o evento com campanhas publicitárias.

Alguns consideraram absurdo comemorar este dia comercialmente enquanto os afrodescendentes ainda lutam por questões como o direito ao voto ou pela reforma policial para evitar vítimas de racismo e violência policial.

As empresas procuram participar das comemorações, mas não entendem ou não estão interessadas em abordar as questões substantivas para as quais este dia permite chamar a atenção, disse Amara Enyia, coordenadora de políticas e pesquisas do movimento Black Lives Matter. NBC News.

acl/avr/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.