13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciadas algumas irregularidades nas eleições colombianas

Colombia, elecciones, irregularidades

Denunciadas algumas irregularidades nas eleições colombianas

Bogotá, 19 de jun (Prensa Latina) O candidato do Pacto Histórico, Gustavo Petro, assim como outros membros dessa força política denunciaram hoje algumas irregularidades encontradas nas urnas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Eles entregam cédulas em nossas áreas de alta votação com um ponto marcado no voto em branco”, disse Petro por meio de seu perfil no Twitter.

Por seu lado, Iván Cepeda, que é senador pelo Polo Democrático, e reeleito pelo Pacto, também assegurou que receberam “provas de que em algumas partes do país” onde obtiveram a maioria dos votos de primeira classe, as cédulas têm listras, pontos ou pinos na urna em branco.

O deputado ressaltou em seu perfil no Twitter que é importante na hora de votar garantir que a cédula não tenha nenhuma marca.

As cédulas deste segundo turno trazem fotos da fórmula presidencial do Pacto Histórico, formada por Gustavo Petro e Francia Márquez, e da Liga Anticorrupção, Rodolfo Hernández e Marelen Castillo, além de uma terceira caixa para o voto em branco.

As imagens têm a mesma ordem e número do cartão do primeiro turno, conforme estabelecido no artigo 6 da Lei 163 de 1994.

Na Colômbia, os cidadãos têm a possibilidade de votar no dia da eleição para um determinado candidato e também para o voto em branco.

O Tribunal Constitucional considera essa opção como uma decisão valiosa através da qual se “promove a proteção da liberdade do eleitor”.

É um voto válido com possibilidade de invalidar as eleições de

qualquer cargo eleito pelo voto popular, desde que obtenha certa maioria, com a consequente repetição da respectiva eleição apenas uma vez, no caso do primeiro turno, mas, sim, no segundo turno o voto em branco vence, não tem efeito legal.

acl/otf/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.