19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colombianas no centro do programa de governo do Pacto Histórico

Colombia, pacto histórico, elecciones, programa, mujeres

Colombianas no centro do programa de governo do Pacto Histórico

Bogotá, 19 jun (Prensa Latina) A plena participação das mulheres na vida política, econômica e social da Colômbia é o centro do programa de governo do Pacto Histórico, que busca ganhar hoje as eleições presidenciais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A seção Colômbia é Mulher, contém 13 propostas a favor deste setor que ultrapassa 50% da população.

Um dos pontos mais importantes desse projeto construído coletivamente entre as diferentes forças alternativas e de esquerda que se unem no Pacto Histórico é o Ministério da Igualdade.

Esse coletivo considera que o respeito aos direitos humanos garantirá o pleno exercício da cidadania e da democracia, por meio de ações e intervenções em programas de promoção e prevenção.

“O Ministério da Igualdade promove, defende e garante os direitos humanos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das mulheres, para uma vida saborosa para todas”, acrescenta.

“Essa instituição priorizará a paridade e o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes que garantam a proteção dos direitos das mulheres”, afirma.

“Da mesma forma, seu desenvolvimento social para superar as lacunas de gênero, étnicas, culturais e territoriais, desde a inclusão, a paz, o reconhecimento das vítimas e a reparação do Estado, com a reivindicação dos direitos”.

Da mesma forma, o Pacto Histórico propõe promover um Programa Nacional de Cidades e Territórios Seguros que garanta espaços livres de violência de gênero.

Enfatiza que garantirá que as mulheres ocupem 50% dos empregos em todos os ramos do setor público e combaterá a disparidade salarial.

Propõe paridade na fórmula presidencial e paridade para governar a Colômbia.

Com mais de oito milhões de votos, a fórmula presidencial do Pacto Histórico, formada por Gustavo Petro e Francia Márquez, venceu o primeiro turno, mas como não chegou a 50% mais um, hoje está contra Rodolfo Hernández e Marelen Castillo, da Liga Anticorrupção.

Ao contrário de Petro e Francia, Hernández é criticado por suas expressões contra as mulheres, dizendo que as prefere em casa fazendo as tarefas domésticas.

“O ideal seria que as mulheres se dedicassem à criação dos filhos (…) É bom que façam comentários e apoiem de casa. Mulheres envolvidas no governo, as pessoas não gostam”, disse Hernández, que está sendo investigado por atos de corrupção.

Também questionou uma lei contra o feminicídio na Colômbia, aprovada desde o assassinato de Rosa Elvira Cely em 2012 no Parque Nacional de Bogotá. acl/otf/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.