19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Visita presidencial desperta interesse de notícias na Venezuela

Maduro1-1

Visita presidencial desperta interesse de notícias na Venezuela

Visita presidencial desperta interesse de notícias na Venezuela
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Caracas, 18 jun (Prensa Latina) A viagem internacional do presidente Nicolás Maduro atrai hoje o maior interesse noticioso da Venezuela, ao final de uma semana marcada pelas visitas do presidente ao Kuwait, Catar e Azerbaijão.

O chefe de Estado venezuelano deu continuidade a uma intensa agenda internacional que começou em 7 de junho na Turquia, com escalas subsequentes na Argélia e no Irã, em uma jornada que visa consolidar as relações de cooperação com países considerados em Caracas como aliados estratégicos.

“Estamos nesta viagem necessária para reativar laços de trabalho, cooperação, complementaridade, solidariedade, fraternidade”, disse Maduro em declarações à imprensa após sua chegada ao Kuwait na segunda-feira.

Durante a sua estadia em território kuwaitiano, o dignitário venezuelano manteve um encontro com o primeiro-ministro Sabah Al Khalid Al Sabahn, durante o qual reviu o mapa de cooperação e abordou o fortalecimento dos laços bilaterais, no quadro da construção de uma rota de e desenvolvimento produtivo.

“Decidimos ativar uma comissão mista, com planos específicos de cooperação nos campos político e diplomático”, informou o chefe de Estado, destacando a vontade de ambas as nações de ampliar os intercâmbios de energia e hidrocarbonetos.

No Catar -a quinta parada da viagem-, o presidente venezuelano manteve uma reunião de trabalho com o xeque Tamim bin Hamad Al-Thani, emir do Estado catariano, com quem discutiu aspectos relacionados às perspectivas de cooperação e promoção de projetos conjuntos em termos de energia, investimentos em agricultura e turismo.

“Compartilhamos com esta nação o objetivo de continuar avançando em áreas estratégicas, para o bem comum”, disse o chefe de Estado venezuelano após a recepção no Palácio Amiri Diwan, sede do Executivo.

Maduro chegou ao Azerbaijão na quinta-feira, onde conversou no dia anterior com seu homólogo Ilham Aliyev, em uma reunião cujo principal acordo foi a criação da Comissão Mista e a abertura da embaixada da nação eurasiana em Caracas.

Em comunicado divulgado pelo Itamaraty, o Executivo venezuelano agradeceu às autoridades do Azerbaijão a hospitalidade prestada ao presidente Nicolás Maduro durante sua estada em Baku, como parte de sua viagem internacional por vários países da Eurásia, Oriente Médio e Norte da África.

As partes concordaram em gerenciar a assinatura de acordos de cooperação em agricultura, petróleo, ciência e tecnologia, turismo, transporte e educação.

Maduro agradeceu ao seu homólogo do Azerbaijão pela oferta de bolsas de estudo a estudantes venezuelanos para estudar na nação caucasiana, ao mesmo tempo que se ofereceu para incorporar estudantes desse país no âmbito do programa internacional de bolsas venezuelanas, administrado pela Fundação Gran Mariscal de Ayacucho.

Os presidentes concordaram com a necessidade de unir forças para aumentar a aproximação entre os dois povos e avançar com passos firmes no estabelecimento de uma cooperação ganha-ganha em benefício de ambos os países.

car/wup/ans

PL-9

2022-06-18T00:22:09

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.