19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índia e Asean trabalharão em parceria estratégica

India, Asean, asociación, estratégica

Índia e Asean trabalharão em parceria estratégica

Nova Delhi, 16 Jun(Prensa Latina) A Índia e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) concordaram hoje em trabalhar para uma associação estratégica abrangente mutuamente benéfica, foi divulgado hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, e seu homólogo de Cingapura, Vivian Balakrishnan, no encontro entre os chanceleres do bloco e a Índia, organizado por Nova Delhi para comemorar o 30º aniversário das relações com o bloco regional de 10 nações.

Jaishankar e Balakrishnan são os copresidentes da reunião de dois dias que começou na quinta-feira, disse a agência Press Trust of India.

Em sua declaração, ambos os lados reafirmaram o compromisso com o multilateralismo baseado nos princípios do direito internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 e outros tratados e convenções.

Os chanceleres da Índia e do bloco, formado por Indonésia, Tailândia, Vietnã, Laos, Brunei, Filipinas, Cingapura, Camboja, Malásia e Mianmar, concordaram em manter um quadro de cooperação regional aberto e inclusivo.

A declaração afirma que eles continuarão a fortalecer a parceria estratégica Asean-Índia em todo o espectro de cooperação política, de segurança, econômica, sociocultural e de desenvolvimento.

Além disso, a colaboração na prevenção e combate ao terrorismo, ao aumento da radicalização e do extremismo violento e ao crime transnacional foi bem-vinda.

Foi acordado cooperar na produção e distribuição de vacinas, pesquisa e inovação em medicamentos genéricos, colaboração em medicamentos tradicionais, fortalecimento das infraestruturas de saúde pública e melhoria das capacidades de preparação e resposta a emergências pandêmicas e saúde pública.

No campo do comércio, eles concordaram em aproveitar todo o potencial, por meio de melhor utilização e implementação efetiva da Zona de Livre Comércio Asean-Índia, bem como o início antecipado da revisão do acordo de comércio de mercadorias e também fortalecer a conectividade regional, incluindo físicos e digitais.

A reunião enfatizou a conclusão e a colocação em operação da rodovia trilateral Índia-Mianmar-Tailândia e sua extensão para o leste até Laos, Camboja e Vietnã, bem como maior conectividade aérea e marítima.

As partes aprofundarão a cooperação sobre a gestão sustentável dos recursos naturais e o aumento do uso de energia renovável, limpa e de baixo carbono, incluindo energia eólica offshore, hidrogênio verde, redes inteligentes e desenvolvimento sustentável.

mv/abm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.