20 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Venezuela enaltece legado de Ernesto Guevara

Venezuela-legado-Ernesto-Guevara

Presidente da Venezuela enaltece legado de Ernesto Guevara

Caracas, 14 jun (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enalteceu hoje o legado revolucionário e internacionalista de Ernesto Guevara (1928-1967), por ocasião do 94º aniversário de seu nascimento na cidade argentina de Rosário.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Da Argentina para o mundo! Ernesto “Che” Guevara de la Serna plantou no mundo os ideais revolucionários que mudaram a história, vitais para embarcar no caminho para o novo mundo que começa a tomar forma hoje, baseado na fraternidade, no respeito e na soberania “, escreveu Maduro em sua conta de rede social no Twitter.

Médico de profissão e com vocação de combatente revolucionário, estrategista militar, estadista, escritor e economista, Ernesto Guevara desempenhou um papel fundamental no triunfo da Revolução Cubana em 1º de janeiro de 1959 e na posterior construção do Estado socialista.

Fez parte da expedição do iate Granma liderada por Fidel Castro, e durante a guerra alcançou o posto de comandante e liderou a coluna Ciro Redondo que estendeu a luta armada até o centro da ilha e precipitou a queda da ditadura de Fulgêncio Batista .

Durante os primeiros anos da Revolução, foi nomeado presidente do Banco Nacional de Cuba e Ministro das Indústrias, além de presidir as delegações cubanas em visitas oficiais a vários países e representações do governo revolucionário em conclaves internacionais.

Em seu afã de levar a emancipação a outros povos do mundo, liderou uma frente de guerrilha no Congo e organizou a luta revolucionária na Bolívia, onde foi ferido em combate e capturado em 8 de outubro de 1967 em Yuro, e assassinado no dia seguinte.

Universalmente conhecido como Che, seus restos mortais foram localizados em 1997 e enviados para Cuba, onde repousam no Memorial que leva seu nome na cidade de Santa Clara, na região central da ilha.

mem/wup/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.