18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Formas não estatais de comércio exterior debatidas em Cuba (+ Foto)

comercio-exterior-1

Formas não estatais de comércio exterior debatidas em Cuba (+ Foto)

Havana, 13 de jun (Prensa Latina) Com um intercâmbio entre empresas exportadoras e importadoras e formas de gestão não estatal sobre os desafios que envolvem o comércio exterior desses atores, continuaram hoje as sessões da II Conferência Econômica Produtiva Cuba 2022.

A diretora de importações do Ministério do Comércio Exterior (Mincex), María Isabel Pozo, comentou que durante 2021 o país fez compras no exterior no valor de 8 mil 433 milhões 469 mil dólares, mil 203 milhões 139 dólares a mais que em 2020.

Destacou que as principais dificuldades na execução das importações estão relacionadas à falta de liquidez, dívidas vencidas extremamente altas e atrasos com empresas de navegação, entre outras.

Quanto às dotações, assegurou que constituem uma oportunidade de acesso a recursos deficitários e ao mercado grossista, pelo que se registou um crescimento de 51 contratos de comissões no valor de 53 milhões 856 mil 191 dólares mais do que em 2020.

“O seu custo encontra compensação na redução dos prazos de aquisição do recurso, permitindo dinamizar a economia”, explicou Pozo.

comercio-exterior-2

Sobre as medidas que permitem atividades de importação e exportação para formas de gestão não estatais, comentou que existem atualmente 60 entidades que facilitam o trabalho de comércio exterior para atores não estatais.

Destes, estão exportando 13, importando 27 e realizando as duas atividades no par cinco, especificou o funcionário do Mincex.

Além disso, 13 ingressaram recentemente e apenas dois não fizeram nenhum contrato.

Como resultado do seu trabalho, foram assinados um total de 11.726 contratos de atividades comerciais em formas não estatais, dos quais 212 incluem ações de exportação, 11.397 ações de importação e 117 vendas online.

De acordo com Pozo, os produtos mais exportados são carvão, lima persa, abacate e pimenta, e por província destaca-se Camagüey com 80 contratos de vendas externas, Havana com 51 e Ciego de Ávila com 35.

Com base no constante intercâmbio com os agentes económicos, foi acordada uma redução das tarifas aduaneiras sobre as mercadorias, bem como a utilização de transferências bancárias para pagamentos a importadores e adiantamentos a fornecedores estrangeiros, sublinhou.

Além disso, os estrangeiros residentes permanentes em Cuba foram incorporados como beneficiários da medida, os pagamentos do exterior foram autorizados e as empresas que prestam serviços de importação ficaram isentas do pagamento de impostos alfandegários, acrescentou.

No entanto, persistem alguns problemas associados a problemas objetivos, como os relacionados a atrasos na logística de pagamentos a fornecedores, e subjetivos, ligados ao trabalho de pessoas de empresas em negociações com formas de gestão não estatais, reconheceu a diretriz.

“O tempo de atraso de qualquer um dos serviços com as importações que estão no país deve ser mínimo; há empresas que demoram 72 horas e outras que demoram 21 dias. Portanto, é um problema de procedimento que temos que resolver”, ela insistiu.

No intercâmbio subsequente, representantes de diversas empresas e diretores de importadores mergulharam nos conflitos de tempo, logística e acesso a matérias-primas específicas que ainda pesam nestas atividades para o setor não estatal.

mem/att/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES