19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba se junta ao Caribe pela UNESCO

Cuba, Caribe, UNESCO

Cuba se junta ao Caribe pela UNESCO

Por Ronald Carrero Texidor Havana, 13 de jun (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a União Européia e instituições cubanas preparam hoje um evento acadêmico para promover o empreendedorismo de jovens profissionais do Caribe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O encontro acontecerá em Kingston, capital da Jamaica, de 29 a 30 de junho, presencialmente e, segundo os profissionais envolvidos, é um programa de energia e esperança que pode mudar a vida de centenas de jovens da região.

O intercâmbio intitulado “Transcultura: Integrando Cuba, Caribe e União Européia através da Cultura e da Criatividade” servirá para concretizar uma iniciativa que potencializa este segmento decisivo na atualidade.

Para os organizadores, o evento é uma plataforma viável em que vários contextos estarão envolvidos no campo cultural de uma região caribenha marcada por diferentes manifestações artísticas de uma perspectiva mais contemporânea.

O projeto procura oferecer maiores oportunidades de emprego decente e empreendedorismo no âmbito das indústrias culturais e criativas para os jovens, para que se tornem profissionais no desenvolvimento socioeconômico de seus países e comunidades.

Juan Garay, representante da União Européia em Cuba e no resto da América Latina, disse à Prensa Latina através das redes sociais que a iniciativa tenta promover um mecanismo igualitário e inclusivo para todos desde a cultura.

Entre as ações a serem implementadas pelos patrocinadores, a implantação de um Pólo Regional de Formação Cultural, formado por instituições de ensino reconhecidas, que disponibilizará aos potenciais beneficiários, cursos gratuitos que abrangerão uma ampla gama de temas, comentou Garay.

A Transcultura também promove intercâmbios entre os 17 países beneficiários do Programa e entre eles e a Europa.

Artistas, jovens empresários e organizações da sociedade civil de nações da região liderarão iniciativas de integração e sinergia, visando reforçar as contribuições das indústrias culturais e criativas para o desenvolvimento e dinamismo da economia da região.

Através desta rede de intercâmbios e geminação, nascerão novos mecanismos de cooperação triangular, que estimularão a participação de projetos socioculturais inovadores no desenvolvimento sustentável dos Estados membros da Comunidade do Caribe (Caricom), o Fórum do Caribe (Cariforum) e a Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECS).

Embora a imagem do Caribe, além de suas fronteiras, seja marcada pela atratividade de um clima ameno e suas praias cristalinas, onde a cultura e o patrimônio têm muito a oferecer para a diversificação do turismo em seus países, especialmente após a necessária reorganização exigida pela indústria do turismo em um mundo pós-Covid-19.

Com um espectro tão amplo de aspirações, a Transcultura quer gerar uma mudança positiva na vida de milhares de jovens no Caribe; construir pontes de longo prazo, superar as barreiras linguísticas e demonstrar o potencial da cultura quando colocada no centro das estratégias de desenvolvimento como essência e bandeira.

A maior das Antilhas apresentará suas melhores experiências em termos de desenvolvimento das atividades culturais de sua juventude a partir do trabalho de várias instituições como a Associação Hermanos Saíz, a Universidade das Artes e a Casa de las Américas.

rgh/dgh/am/rct/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.