20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Silvio encheu o Zócalo do México como não era visto há anos

silvio-encheu-o-zocalo-do-mexico-como-nao-era-visto-ha-anos

Silvio encheu o Zócalo do México como não era visto há anos

Por Luis Manuel Arce Isaac

Cidade do México, 11 jun (Prensa Latina) Uns estimam 80.000, outros 100.000, mas a verdade é que desde a inauguração de Andrés Manuel López Obrador, em 2018, o Zócalo do México não se viu tão cheio como ontem à noite com Silvio Rodriguez.

Foi simplesmente impressionante porque muitas horas antes do concerto, marcado para a noite que aguardava o encerramento do IX Fórum do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) onde minutos antes ele foi condecorado, as pessoas começaram a fazer fila para os diferentes acessos viabilizado pelo governo da capital.

A avalanche era esperada e, portanto, as autoridades federais mobilizaram 677 policiais apoiados por 34 veículos oficiais e três ambulâncias, a fim de manter a ordem. Começou a chover, mas quem estava posicionado em lugares estratégicos não os abandonou.

O concerto foi dado no âmbito do “Festival Cantares, Fiesta Trova y la Canción Urbana”, e sob o nome de Concerto Silvio Rodríguez “Um passeio por causas justas”, e ninguém queria perder o retorno do trovador ao Zócalo após oito anos . de ausência

A expectativa foi criada desde o primeiro momento quando, por engano, a chefe de governo, Claudia Sheinbaum, adiantou a apresentação de ontem animada porque a cantora e compositora cubana seria a primeira a inaugurar o novo palco pós-Covid-19 de grandes eventos públicos em o espaço mais popular em todo o México.

Silvio demonstrou que esses impulsos de encher estádios e praças em sua juventude quando inaugurou a Nueva Trova com outros grandes como Vicente Feliú ou Sara González, e canções como La Era se tornaram hinos sociais, ele continua mantendo aos 75 anos e os fiéis de Sua poesia fez a música passar suave e uniformemente de geração em geração como as águas de um rio caudaloso.

Aqui expôs ontem à noite o seu último álbum “Para laespera”, que lançou em 2020 e o compositor recorda amigos que morreram nesse ano, mas os antigos sucessos que ultrapassam a eternidade como desejo, quem era, óleo de mulher com chapéu, Canção do escolhido, voltou a abalar os corações.

Silvio foi declarado pela chefe de governo, Claudia Sheinbaum, como convidado ilustre e lhe entregou as chaves da cidade, enquanto a diretora do Clacso, Karina Betthyány, lhe conferiu uma placa e diploma por sua contribuição à ciência com suas composições humanistas social.

Enquanto estava com o presidente Andrés Manuel López Obrador e sua esposa Beatriz Gutiérrez Muller tomou um café e dedicou uma de suas obras mais admiradas pelo casal, El Necio.

Como uma informação anedótica e singular, embora ambos gostem de todas as composições de Silvio, eles prestam uma homenagem especial a El Necio -que a canta e tem Beatriz gravada em vídeo- porque, segundo pessoas próximas ao casal presidencial, sua letra, e em particular a tese da canção, “Morro como vivi”, tem um significado muito especial em sua visão de mundo humanista.

Neste concerto, que ficará nos anais da cultura mexicana como um dos mais memoráveis da praça histórica onde desfilaram os principais heróis da história nacional, Silvio foi acompanhado pelo grupo Trovarroco (Rachid López e Maikel Elizarde), flautista e a clarinetista Niurka González e Oliver Valdés na bateria e percussão, Jorge Reyes no contrabaixo, Jorge Aragón no piano e Emilio Vega no vibrafone.

car/lma/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES