15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e a União Europeia ratificam a importância da cooperação

cuba-e-a-uniao-europeia-ratificam-a-importancia-da-cooperacao

Cuba e a União Europeia ratificam a importância da cooperação

Havana, 10 de jun (Prensa Latina) Cuba e a União Européia (UE) ratificaram hoje a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios que ameaçam a humanidade e a difícil situação socioeconômica existente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Tal coincidência abriu os debates da IV Subcomissão de Cooperação Mútua como parte do Acordo de Diálogo Político e Cooperação com base na transparência e no respeito mútuo, fato destacado pela Primeira Vice-Ministra de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (Mincex) Ana Teresita González.

No discurso de abertura, destacou que em 2021 este bloco manteve-se como um dos principais doadores no domínio da ajuda oficial ao desenvolvimento do país, tanto em volume como em montantes financeiros, na diversidade de temas e na vasta gama de atores.

Com a programação 2014-2020, Cuba se beneficiou de diversos programas temáticos e regionais, que permitiram o acesso ao financiamento de projetos baseados no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em perfeita sintonia com o Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030.

O vice-chefe do Mincex reconheceu que, para o período até 2027, a UE mantém seu compromisso de alocar financiamento triplicado, para o qual Cuba ratifica sua vontade de aproveitar melhor os fundos bilaterais e projetos regionais e temáticos e expandir a cooperação.

Nesse sentido, destacou a necessidade de trabalhar com uma maior sobreposição de todos os atores locais, nacionais e estrangeiros na intersetorialidade e promover alianças que facilitem estudos de viabilidade, investimentos e créditos em setores prioritários.

Nossa cooperação deve ser sustentável, lançando as bases para o bem-estar das gerações futuras e contribuindo com soluções efetivas para enfrentar os grandes desafios que o desenvolvimento de nossas nações enfrenta hoje, destacou.

Agradeceu ainda à UE a sua posição de condenação do bloqueio imposto à ilha pelos Estados Unidos, ao mesmo tempo que instou a procura de alternativas para reforçar os laços económicos, comerciais, de investimento e financeiros e defendeu a aplicação eficaz que permita combinar as limitações.

Por sua vez, a diretora para a América Latina e o Caribe da Direção Geral de Associações Internacionais da UE, Jolita Butkeviciene, destacou que as relações entre Bruxelas e Havana passarão a ter maior peso nos setores financeiro, de saúde e de tecnologia, energia, comércio e pesquisa.

Nesta nova etapa temos oportunidades de desenvolver projetos de investimento com bancos europeus, além de apoiar os novos atores econômicos cubanos identificados nas micro, pequenas e médias empresas, porque é nosso interesse manter a cooperação e o apoio a Cuba, disse.

O IV Subcomitê de Cooperação, em sessão desde 2018, também examinará a cooperação regional 2021-2024 para a América Latina e o Caribe.

Da mesma forma, a dinâmica da cooperação triangular, o andamento dos projetos em andamento financiados pelo programa bilateral dedicado à ilha e fundos complementares.

acl/crc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.