12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índia e Irã cooperarão para desenvolver porto de Chabahar

Índia e Irã cooperarão para desenvolver porto de Chabahar

Nova Delhi, 9 de jun (Prensa Latina) Índia e Irã reafirmaram seu compromisso de continuar a cooperação no desenvolvimento do porto de Chabahar como um centro de trânsito para a região, incluindo a Ásia Central, informou hoje a agência de notícias Zee New.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O compromisso foi feito durante a visita oficial em andamento a Nova Délhi pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, informou o veículo.

Abdollahian chegou a esta capital na quarta-feira, sua primeira estada na Índia desde que assumiu o cargo em agosto de 2021.

Ambos anunciaram que os delegados dos dois países se reunirão em breve para discutir os aspectos operacionais da instalação portuária iraniana.

Para a Índia, a enseada de Chabahar é um projeto muito necessário para o acesso marítimo ao Afeganistão, que não tem litoral.

É também um centro de trânsito comercial, pois é uma rota mais barata e mais estável para outros países sem litoral da região chegarem à Índia e ao mercado global.

O ministro das Relações Exteriores iraniano visitou o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e também teve uma reunião com o conselheiro de segurança nacional Ajit Kumar Doval.

Ao recebê-lo, o governante indiano lembrou os laços culturais e civilizacionais de longa data entre os dois países, segundo nota do Ministério das Relações Exteriores.

Os lados discutiram iniciativas de cooperação bilateral em andamento, com o primeiro-ministro indiano enfatizando que ambas as nações devem trabalhar para acelerar os intercâmbios na era pós-pandemia do COVID-19.

Modi pediu ao ministro das Relações Exteriores iraniano que transmita suas saudações ao presidente Ebrahim Raisi, com quem espera se encontrar em breve.

Da mesma forma, o ministro iraniano informou seu colega indiano Subrahmanyam Jaishankar sobre a situação atual relacionada ao Plano de Ação Integral Conjunto.

Jaishankar apreciou o papel do Irã em facilitar a assistência médica da Índia ao Afeganistão, incluindo o fornecimento de vacinas Covid-19 para cidadãos indianos que residem no Irã.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores destacou que a Índia e o Irã compartilham estreitos laços históricos e civilizacionais e as relações bilaterais são marcadas por fortes laços entre instituições, cultura e laços entre os povos.

Ambos os lados reconheceram a importância da cooperação bilateral no campo da conectividade regional e revisaram os progressos realizados no terminal Shahid Beheshti do porto de Chabahar.

Os dois ministros também discutiram questões internacionais e regionais e reafirmaram a importância de fornecer assistência humanitária imediata ao povo afegão, bem como a necessidade de um sistema político representativo e inclusivo em apoio a um Afeganistão pacífico, seguro e estável.

jf/abm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.