10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cidade Patrimônio de Cuba sedia Colóquio de Jornalismo Cultural

Cidade Patrimônio de Cuba sedia Colóquio de Jornalismo Cultural

Por Fidel Alejandro Manzanares
Camagüey, Cuba, 9 Jun(Prensa Latina) O quinto Colóquio de Jornalismo Cultural abriu suas portas hoje nesta cidade antilhana para discutir pontos-chave e formas de fazer esta seção especializada da vanguarda midiática e a realidade de Cuba.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os organizadores da Associação Hermanos Saíz estenderam nesta ocasião o evento à Universidade de Camagüey, a primeira universidade fundada pela Revolução Cubana, em 1967, e que acolheu a abertura do evento teórico que homenageou o Prêmio Nacional de Literatura, Luís Alvarez .

O escritor, a quem foi dedicada a mais recente Feira Internacional do Livro, referiu a necessidade de reivindicar as figuras-chave e expoentes do jornalismo cultural cubano como parte da própria história da imprensa na ilha, bem como a importância de trazer como a oratória à mídia, crucial em qualquer processo político no país.

Também promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Cuba, que teve seu presidente Ricardo Ronquillo entre os participantes do conclave, o Colóquio volta a temas centrais, referindo-se a uma multiplicidade de expoentes e processos históricos.

Na conferência Raimundo Cabrera (1852-1923) e jornalismo cultural cubano, a Dra. Olga García Yero fez referência ao movimento autonomista em Cuba no século XIX.

“A quem podemos repreender que não viram a luta insurrecional para libertar Cuba da Espanha, mas seus preceitos filosóficos, sociológicos e científicos também compõem o panorama histórico dos processos culturais cubanos, e que demonizamos”, disse.

Baseando sua exposição na figura do próprio Cabrera, um dos líderes do Partido Liberal Autonomista, a pesquisadora alertou que, apesar das contradições com o movimento de independência, “os autonomistas também eram professores avançados, e até o próprio José Martí descreveu “homens de pensamento sóbrio e oratória poderosa”.

O dia de abertura também incluiu o painel de jornalismo cultural na perspectiva do Bearded Cayman, uma das publicações na maior das Antilhas onde as questões sociais do jornalismo cultural avançam no país.

A edição que vai até o dia 10 é dedicada a duas figuras transcendentes da guilda, como José Luis Estrada e José Aurelio Paz, ambos desaparecidos fisicamente em 2021, um duro golpe para o jornalismo cultural cubano.

Workshops, apresentações de livros chegarão por sua vez a centros de educação artística como a Academia Vicentina de la Torre.

Além disso, a oportunidade será propícia para a abertura da exposição retrospectiva Fivac, que lembra o Festival Internacional de Videoarte nesta cidade patrimônio, berço de grandes expoentes da cultura como o poeta nacional Nicolás Guillén (1902-1989).

rgh/fam/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.