11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chefe da ONU na sessão plenária da Cúpula das Américas

Chefe da ONU na sessão plenária da Cúpula das Américas

Nações Unidas, 9 jun (Prensa Latina) O Secretário Geral da ONU, António Guterres, participará hoje da Cúpula das Américas em Los Angeles, Estados Unidos, evento amplamente criticado pela exclusão de Cuba, Nicarágua e Venezuela.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o escritório do porta-voz da ONU, Guterres estará na sessão plenária, na qual os líderes de alguns países da região, como México e Honduras, decidiram não comparecer.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador alegou que sua ausência foi motivada pelo fato de nem todos os estados da região terem sido convidados para a cúpula.

A este respeito, ele pediu uma mudança na política de exclusão que vem sendo imposta há séculos por aqueles que procuram dominar e não respeitam a soberania.

Do meu ponto de vista, disse ele, eles estão agindo com ódio e não querem a irmandade dos povos.

“Eles estão fazendo um povo auto sacrificial e digno como o povo de Cuba sofrer muito”, lamentou, referindo-se ao bloqueio dos EUA como genocídio e uma flagrante violação dos direitos humanos.

Por sua vez, a presidente hondurenha Xiomara Castro questionou a legitimidade da cúpula devido à recusa do país organizador em convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela.

O Chefe de Estado expressou seu desacordo com a natureza exclusiva da reunião, que está em sessão desde segunda-feira.

“Se todas as nações não estão aqui, não é a Cúpula das Américas”, sublinhou a líder hondurenha em sua conta oficial no Twitter.

Em Havana, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel disse na véspera que Washington não compreende os problemas e as necessidades da América Latina e do Caribe.

Os povos desses países anseiam por justiça, sofrem com o subdesenvolvimento e a crescente desigualdade, e não podem mais tolerar o contínuo roubo de suas riquezas naturais e a exploração de seus trabalhadores, ressaltou.

Díaz-Canel insistiu que o plano de ação elaborado na reunião regional não estará em sintonia com as urgências da região, nem buscará uma solução para problemas como migração irregular, enfrentamento da mudança climática, desigualdade e manifestações de discriminação.

A exclusão de países da área da IX Cúpula das Américas gerou numerosas críticas e os líderes da região expressaram sua solidariedade com Cuba, após reconhecerem que a ilha teria muito a contribuir para o evento organizado em Los Angeles.

jf/ifb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.