12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Uruguai denuncia tentativas de privatização da água potável

Uruguai denuncia tentativas de privatização da água potável

Montevidéu, 8 jun (Prensa Latina) A Federação dos Empregados de Obras Sanitárias do Estado (OSE) do Uruguai denunciou hoje novas tentativas de privatização da água potável por meio de um projeto governamental envolvendo empresas estrangeiras.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Batizado de Neptuno, envolve a construção de uma nova estação de bombeamento em um balneário próximo ao Rio da Prata e um encanamento adutor de 85 quilômetros para melhorar o abastecimento.

O presidente do órgão, pela sua sigla FFOSE, Federico Kreimerman, declarou que “esse tipo de política não só prejudica a grande maioria como também beneficia as grandes empresas” .

Acrescentou que “a privatização da produção de água potável coloca o lucro acima da finalidade social, contrariando o mandato constitucional que considera o acesso a este recurso como um direito humano fundamental”.

Conforme detalhado, o projeto questionado tem um custo de três bilhões de dólares e há uma proposta de que seja financiado com um contrato de 30 anos, que operaria a usina e a OSE compraria água potável e depois a distribuiria aos usuários.

Nesta perspectiva, a entidade estatal pagaria por cada metro cúbico e por ter água potável pronta e disponível, 12 milhões de dólares por ano, acrescentou o dirigente.

O FFOSE deixou claro que desaprova as privatizações em todas as áreas da organização e do Estado, porque encobrem a progressiva deterioração e desmonte, favorecendo a precarização do trabalho e a ineficiência dos serviços prestados.

Dentro da OSE, o diretor da Frente Ampla, Edgardo Ortuño, afirmou que a ideia do governo anterior era construir uma barragem no córrego Casupá que deságua no rio Santa Lucía, no município vizinho de Canelones, a um custo menor em curso quando Lacalle Pou assumiu a presidência.

Por sua vez, a central sindical Pit-Cnt manifestou total apoio à denúncia dos funcionários da estatal OSE, que tem longa experiência no atendimento à população e é capaz de garantir o acesso público à água.

oda/hr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.