10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Membros do BRICS promovem uma cooperação mais estreita

Membros do BRICS promovem uma cooperação mais estreita

Beijing, 8 jun (Prensa Latina) Os ministros das finanças e chefes dos bancos centrais dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) concordaram em aprofundar a cooperação, de acordo com um relatório divulgado hoje em Pequim.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A aproximação visa principalmente as questões financeiras intra-bloco e o fortalecimento da política macroeconômica.

Após uma reunião virtual dos presidentes, a atividade da China, que detém a presidência pro-tempore do grupo, foi reconhecida.

Dessa reunião surgiu uma declaração conjunta, na qual foi acordado promover a cooperação no Novo Banco de Desenvolvimento.

Eles também decidiram apoiar a emenda do Acordo de Reserva Contingente (CRA) como parte do fortalecimento da cooperação em face de pressões externas como as produzidas pela pandemia de Covid-19.

As autoridades conclamaram a comunidade internacional a fomentar parcerias e enfatizaram que o fortalecimento da coordenação da política macroeconômica é imperativo para tirar a economia global da crise atual.

Eles também apelaram para a cooperação financeira entre os países BRICS de várias maneiras.

Estabelecida em 2015, a CRA é uma estrutura para a prestação de apoio através de instrumentos de liquidez e precaução em resposta a pressões reais ou potenciais de curto prazo sobre a balança de pagamentos entre as nações CRA.

Isto significa que os países membros em dificuldades financeiras devem obter apoio de liquidez de outros membros para ajudar a aliviar seu estresse de capital e problemas de fluxo de caixa. Os recursos totais iniciais destinados ao CRA foram fixados em USD 100 bilhões.

A reunião também reconheceu o papel crucial das finanças sustentáveis na recuperação econômica global, bem como a importância da transição energética para facilitar uma economia verde ordenada e com baixo teor de carbono.

A reunião foi copresidida pelo Governador do Banco Central da China, Yi Gang, e pelo Ministro da Fazenda, Liu Kun.

mgt/rfc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.