25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Novo fracasso afunda ainda mais a coalizão do governo israelense

Israel, fracaso, gobierno, coalición

Novo fracasso afunda ainda mais a coalizão do governo israelense

Tel Aviv, 7 jun (Prensa Latina) A coalizão do governo israelense acordou hoje ainda mais enfraquecida depois de perder uma votação no Parlamento para renovar uma lei que estende a legislação nacional aos colonos que vivem em terras palestinas.

O regulamento da ocupação da Cisjordânia está em vigor desde 1967, mas exige que seja ratificado a cada cinco anos na Knesset (legislativo).

Na tentativa de salvar a aliança no poder, deputados árabes e de esquerda apoiaram o projeto no hemiciclo, embora se oponham a ele como uma violação dos direitos do povo palestino.

Em outro paradoxo óbvio, a oposição de direita também mudou seu voto histórico, desta vez rejeitando o plano para derrubar o primeiro-ministro Naftali Bennett.

No entanto, a imprensa nacional concorda com a aprovação do projeto nas próximas semanas antes de expirar em 30 de junho, já que os ultraconservadores evitarão cumprir o prazo.

As divisões na coalizão do governo voltaram à tona quando um deputado de esquerda e outro árabe rejeitaram a lei. Embora a derrota não force novas eleições, pode mudar o ambiente político israelense se o ministro da Justiça e líder do Nova Esperança, Gideon Saar, ameaçar deixar a coalizão.

O político deu a entender que sua facção o abandonaria se o plano não fosse aprovado.

De acordo com vários meios de comunicação nacionais, Saar está conversando com o Likud, a principal formação da oposição, liderada pelo ex-chefe de governo Benjamin Netanyahu.

Ambos os grupos defendem posições ultraconservadoras, mas as diferenças entre os políticos os mantêm em campos diferentes.

Considerado um falcão, Saar deixou o Likud há dois anos para fundar o Nova Esperança devido a seus confrontos com Netanyahu.

A aliança perdeu sua maioria legislativa em 6 de abril devido à decisão da deputada de extrema direita Idit Silman de adicionar seu voto à oposição.

O governo é formado por grupos de extrema direita, centro, islamismo e esquerda, todos unidos na rejeição da volta ao poder de Netanyahu, que liderou o país por 15 anos, 12 deles ininterruptamente.

mem/rob/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES