26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

PNUD coloca para Costa Rica soluções para desafios ambientais

PNUD coloca para Costa Rica soluções para desafios ambientais

San José, 6 jun (Prensa Latina) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) propôs hoje uma série de soluções para os desafios ambientais que devem ser uma prioridade na Costa Rica para garantir um futuro para as gerações presentes e futuras.

O PNUD divulgou essas propostas por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e como um apelo urgente diante da catástrofe causada pela tríplice crise de mudança climática, poluição e perda de biodiversidade.

É difícil comemorar este dia sem refletir sobre o fato de que, 50 anos após a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ainda não entendemos que pode haver natureza sem sociedade, mas não sociedade sem natureza, disse o representante residente do PNUD na Costa Rica, José Vicente Troya.

Após indicar a urgência de ações para reverter a emergência global que está nos levando à extinção, Troya sustentou que estamos enfrentando uma crise de humanidade, empatia e sobrevivência.

Ele exortou às instituições, setores e a cada pessoa, de suas casas, locais de trabalho, comunidades e espaços de poder a assumir a responsabilidade de mudar a história porque temos apenas uma Terra e o que acontece em cada território nos afeta diretamente.

Sublinhou a necessidade de garantir que ninguém fica para trás e salientou que a transição para uma economia verde, resiliente e com igualdade de gênero só pode ser feita se for feita de forma inclusiva, porque – afirmou – não há de outra forma, é justiça social e uma obrigação moral.

Por esta razão, o PNUD recomenda empoderar e incluir as mulheres na tomada de decisões em todos os níveis; e respeitar os conhecimentos e a sabedoria ancestral dos povos indígenas e aproveitá-los para recuperar nossa relação com a natureza.

Além disso, continua, reorientar a produção agrícola para formas mais ecológicas e sustentáveis, atendendo não apenas aos interesses econômicos do setor produtor, mas também com menor impacto na saúde das pessoas e no meio ambiente, o que implica – detalha – uma gestão integrada de pragas, reduzindo o uso de pesticidas.

Além disso, refere, apoiar a agricultura familiar; fortalecer capacidades, análise de mercado, vínculos comerciais e acesso ao financiamento para empreendimentos de turismo rural sustentável; prevenir a contaminação das fontes de água; e acelerar a implementação de medidas de proteção das áreas de recarga de água.

Promover, paralelamente aos calendários de eliminação de gases, opções tecnológicas que operem com refrigerantes com baixo potencial de aquecimento global e acelerar a migração da principal frota automóvel e transportes públicos, os principais consumidores de hidrocarbonetos, para as energias renováveis, são outras Soluções do PNUD.

“Acreditamos que se fizermos juntos, é possível. É a nossa oportunidade de realizar essas transformações”, finalizou Troya.

ode/ale/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES