25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

No Parlamento libanês exigem que delimite a zona econômica do sul (+Foto)

No Parlamento libanês exigem que delimite a zona econômica do sul (+Foto)

Beirute, 6 jun (Prensa Latina) O deputado Hassan Murad apresentou hoje no Parlamento libanês um projeto de lei para delimitar a zona econômica sul, segundo a linha traçada pela Autoridade Hidrográfica do Exército, conhecida como Linha 29.

Segundo o parlamentar, o Líbano possui uma área adicional no mar do sul de 1.430 quilômetros quadrados e sua iniciativa busca alterar os limites territoriais, sob o princípio da defesa da soberania nacional.

A proposta de Murad vem no contexto dos movimentos de Israel em águas marítimas dentro da Linha 29 para começar a extrair petróleo e gás do campo Karish, localizado na costa sul do Líbano com a Palestina.

O político considerou tais ações como uma violação flagrante dos direitos legítimos dos libaneses e uma violação de todas as normas e convenções internacionais relevantes.

Sublinhou que a responsabilidade nacional exige trabalhar para enfrentar a incessante agressão de Tel Aviv nas fronteiras, ao mesmo tempo que apela à disponibilização das instalações necessárias para apoiar o exército e a resistência na missão de salvaguardar as riquezas do país.

Nesse sentido, o Movimento Patriótico Livre expressou que o estado libanês não deve aceitar a extração de gás de Karish por Israel antes de estabelecer seus direitos e linhas nos blocos do sul.

Ele insistiu que fixar qualquer equação de equilíbrio com linhas ou campos requer confiar na resposta do poder com Israel, que impôs a resistência.

Hoje, o Presidente da República, Michel Aoun, e o primeiro-ministro interino, Najib Miqati, concordaram em convidar o mediador estadunidense Amos Hochstein a Beirute para concluir as negociações sobre a demarcação das zonas marítimas a fim de manter a estabilidade na região.

As mais altas autoridades libanesas decidiram realizar uma série de contatos diplomáticos com as Nações Unidas para explicar a posição do Líbano, confirmar sua adesão aos seus direitos e riquezas sobre a água e considerar que qualquer exploração, prospecção ou extração realizada por Israel nas áreas disputadas constitui uma provocação.

Por sua vez, o chefe do Conselho Executivo do Hezbollah (Partido de Deus), Hashem Safi al-Din, defendeu a capacidade e eficácia do Líbano para a extração de gás e petróleo diante dos obstáculos dos Estados Unidos.

A tensão entre os dois países aumentou nas últimas 24 horas quando um navio da unidade de produção de gás natural liquefeito Energean Power chegou ao campo de gás de Karish, depois de navegar por cinco semanas de Cingapura.

mv/yma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES