20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba para aumentar a formação em segurança alimentar

Cuba para aumentar a formação em segurança alimentar

Havana, 6 de jun (Prensa Latina) O aumento das ações de capacitação para criar uma cultura sólida em torno das políticas relacionadas à inocuidade dos alimentos é uma prioridade em Cuba, informaram hoje.

De acordo com a diretora geral do Escritório Nacional de Normalização, Nancy Fernández, que disse à imprensa que, embora a ilha mostre progressos nessas áreas, uma tarefa essencial é aumentar a percepção de risco de doenças transmitidas por alimentos, que todos os anos afetam a 600 milhões de pessoas em todo o mundo.

Produtores, comerciantes e até mesmo o consumidor final precisam se educar sobre os perigos inerentes à ingestão de alimentos impróprios para o consumo, disse.

As revelações do responsável ocorreram no contexto da celebração do Dia Mundial da Segurança Alimentar amanhã, instituído em 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em Cuba, informou, são elaboradas várias regulamentações que buscam garantir o estado ótimo dos produtos consumidos pelo homem e há uma grande vontade política para atender a esse tema.

Entre as regulamentações, ele citou a Política de Segurança Alimentar, implementada desde 2017, e também o Decreto-Lei 9, que estabelece os princípios para garantir o acesso a alimentos saudáveis ​​e nutritivos em toda a cadeia alimentar, com abordagem educativa, preventiva e integral.

Da mesma forma, a Lei de Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional, recentemente aprovada no país, é outra das iniciativas que garantem proteção nesta área.

Segundo a chefe do Departamento Independente de Gestão da Qualidade do Ministério da Agricultura, Mariana Pérez, a legislação contém um eixo estratégico que trata da segurança alimentar.

Outro ponto forte, acrescentou, está no impulso dado à produção local de alimentos com base em práticas agroecológicas.

A ilha também é membro, desde 1964, do Codex Alimentarius, órgão internacional encarregado de executar o Programa de Padrões Alimentares liderado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, e também pela Organização Mundial da Saúde.

Atualmente, destacou o secretário do Comitê Cubano dessa entidade, Félix Medina, está sendo realizado no país um projeto patrocinado por seu fundo fiduciário para fortalecer a cultura existente sobre o tema.

Cuba chega ao Dia Mundial da Segurança Alimentar com uma organização coerente da política em torno do tema, acrescentou Fernández.

Nesta ocasião, disse, a celebração terá como tema Alimentos seguros, melhor saúde.

rgh/ifs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES