23 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alertam que sanções contra Mali por Cedeao afetam a população

organismo-africano-impoe-sancoes-ao-mali-por-atrasar-eleicoes

Alertam que sanções contra Mali por Cedeao afetam a população

Bamako, 6 jun (Prensa Latina) O governo de transição do Mali alertou hoje que as sanções impostas pela Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), após o golpe militar de 2020, afetam a população.

Abdoulaye Diop, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, afirmou ainda que a suspensão do comércio entre os estados membros do Cedeao e este território tem repercussões também em toda a região, situação que é agravada pelas medidas punitivas impostas contra a Rússia.

Depois de solicitar que o órgão sub-regional, composto por 15 Estados, ponha fim às represálias econômicas contra o Mali, o governante sustentou que, conforme estabelecido anteriormente, o período de transição para dar lugar a um governo civil durará 24 meses, até março de 2024.

Referiu ainda que, neste período, os malianos têm a aspiração de que sejam realizadas neste território reformas em matéria de segurança, política e institucional.

Diop fez essas declarações depois que os países participantes deste fim de semana de uma Cúpula de Chefes de Estado e de Governo de Cedeao, realizada em Acra, Gana, decidiram como bloco manter as sanções contra o Mali.

De acordo com um parecer da entidade africana, tais disposições “serão levantadas gradualmente, à medida que forem cumpridos os pontos de referência da transição”.

Depois que as autoridades malianas não realizaram as eleições presidenciais planejadas em fevereiro passado, a Cedeao impôs várias medidas, como fechar as fronteiras com países vizinhos, suspender o comércio dentro da área e cortar toda a ajuda financeira. Nos últimos tempos, em estados africanos como Mali, Guiné e Burkina Faso, ocorreram motins militares que, na opinião de especialistas políticos, colocaram em risco a estabilidade desta região, atormentada pela presença de grupos islâmicos radicais.

ode/obf/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES