15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente Kazajo destaca a importância do referendo deste domingo

Presidente Kazajo destaca a importância do referendo deste domingo

Nursultan, 5 de jun (Prensa Latina) O presidente Kazajo Kasym-Zhomart Tokáyev afirmou que o referendo realizado hoje no país sobre emendas e acréscimos constitucionais garantirá que tumultos e eventos trágicos de janeiro passado não aconteçam novamente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Tivemos as devidas conclusões”, declarou este domingo o presidente, depois de depositar o seu voto numa das assembleias de voto onde a população daquela nação centro-asiática vota a favor ou contra as alterações propostas.

As mudanças sugeridas implicam a redução dos poderes do chefe de Estado, fortalecem significativamente o papel do parlamento e dos órgãos representativos locais e fortalecem a esfera da defesa dos direitos.

Além disso, propõem a reconfiguração do Tribunal Constitucional, eliminando a pena de morte e suspendendo as disposições estabelecidas sobre o status do primeiro presidente do país, Nursultan Nazarbayev.

Sobre os acontecimentos de janeiro, descritos pelas autoridades nacionais como uma tentativa de golpe, Tokáyev explicou que a investigação é realizada pelos órgãos competentes e é feita de forma muito exaustiva, com transparência e elevado rigor profissional.

“Todos os materiais que estão disponíveis agora são publicados pela Procuradoria Geral, não há segredos para nossa sociedade”, assegurou o presidente do Cazaquistão.

No início de janeiro deste ano, o país enfrentou forte agitação com confrontos com policiais e militares, levando o chefe de Estado a pedir ajuda à Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO).

Segundo as autoridades cazaques, 230 pessoas morreram e mais de 4.500 ficaram feridas.

mem/mml/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.