15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba sem casos de varíola ou hepatite infantil desconhecida

Cuba sem casos de varíola ou hepatite infantil desconhecida

Havana, 2 de jun (Prensa Latina) Cuba permanece hoje livre de casos de varíola e também de hepatite aguda grave de causa desconhecida em crianças, enquanto monitora o comportamento dessas duas doenças no mundo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conforme revelado pelo ministro da Saúde Pública, José Ángel Portal, todos os sistemas de vigilância correspondentes estão ativados no território nacional para detectar e cuidar de pacientes que apresentem sintomas e epidemiologia compatíveis com essas condições.

Por serem duas doenças nunca antes enfrentadas no país, o ministério traça planos de enfrentamento para ambas e iniciou um processo de capacitação para que os trabalhadores estejam em melhores condições de tratá-las em caso de diagnóstico positivo de algum caso, alegou portal.

Acrescentou que a vigilância epidemiológica constante é uma prática do Sistema Nacional de Saúde, graças à qual ao longo dos anos foi possível prevenir e agir mais rapidamente perante a entrada de vários agentes patogénicos no país.

Desde que o sistema de vigilância foi ativado, 31 crianças com hepatite foram estudadas e nenhuma, após a realização dos exames correspondentes, se classifica como portadora desta grave doença aguda de causa desconhecida, e no curso da doença todas evoluem satisfatoriamente, de acordo com o ministério da saúde.

Da mesma forma, aprofundou, foram estudadas pessoas com lesões cutâneas que se assemelham às causadas pela varíola e, após a realização dos diagnósticos diferenciais “tanto clínico e epidemiológico, quanto laboratorial”, em todos os casos, a presença de varicela ou outras doenças foi confirmada.

Os primeiros casos desta hepatite foram notificados no Reino Unido em março passado e, no início de maio, nesse mesmo país, foram notificados casos de varíola dos macacos.

Após o aparecimento de ambas as doenças, a Organização Mundial da Saúde afirmou estar investigando sua origem e disseminação.

jf/isf / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.