10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba celebra Dia da Criança com novo Código da Família

Cuba celebra Dia da Criança com novo Código da Família

Havana, 1 jun (Prensa Latina) Cuba celebra hoje o Dia Internacional da Criança com a nova regulamentação incluída no projeto Código da Família, que visa a proteção e o bem-estar dos pequenos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A proposta legislativa contempla uma série de normas que legitimam os direitos dos mesmos e a responsabilidade das famílias na sua formação e cuidado.

Também confere às crianças um status legal de acordo com os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e prioriza seu acesso à informação, ao crescimento em um ambiente livre de violência, à identidade e à comunicação familiar.

O novo Código da Família introduz também novos termos como responsabilidade parental e autonomia progressiva que, longe de expropriar os pais do direito de cuidar, proteger e cuidar dos filhos, procura promover uma mudança na forma como a educação é concebida, a fim de garantir o seu bem-estar. “Criar deve ser um ato de respeito e amor pelos filhos. Se você lhes dá existência, deve também buscar a preparação necessária para o melhor exercício desses papéis de cuidado”.

“O Estado zela por isso e precisamos entender que é algo necessário, para a proteção integral das crianças”, disse Yamila González, doutora em Ciências Jurídicas, ao site Cubadebate.

Da mesma forma, a norma apresenta novidades na seção sobre filiação adotiva. O órgão legal propõe que a adoção seja estendida até os 18 anos e fica consagrado o direito à informação de todos os envolvidos nesse processo, principalmente dos filhos de saberem que são adotados.

Além disso, introduz a adoção aberta como possibilidade de manter vínculos de comunicação com a família de origem, desde que seja de interesse da criança.

Por outro lado, a nação caribenha está trabalhando no desenho de uma política integral de atenção à infância e juventude com 10 linhas estratégicas para garantir a construção de um projeto de vida viável no país.

O Dia Internacional da Criança foi instituído por acordo da Conferência Internacional para a Defesa da Criança, realizada em Viena, Áustria, em 1952 para lembrar a vulnerabilidade das crianças às crises.

A ilha celebra a data desde 1 de junho de 1963 com um corpo legislativo que assegura a proteção da população mais jovem, o acesso a um ensino de qualidade e a escolas que respondam às necessidades das crianças com deficiência.

Cuba foi um dos primeiros países a ratificar a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, em 1991.

oda/mks/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.