18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 20 países relatam casos de varíola de macaco

Mais de 20 países relatam casos de varíola de macaco

Genebra, 30 mai (Prensa Latina) Três semanas após o primeiro caso de varíola macaco ter sido identificado no Reino Unido em 7 de maio, a doença está agora afetando mais de 20 países, principalmente na Europa.

Fora da África Central e Ocidental, onde é endêmica, a presença da doença é um surto incomum, informou recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após as descobertas iniciais em solo britânico, outros seguiram em pelo menos 12 territórios europeus, assim como na América do Norte, Austrália, Oriente Médio e nas últimas horas novos diagnósticos na América Latina, com pacientes na Argentina e no México.

Segundo os especialistas da OMS, o estudo e o isolamento dos casos, bem como o rastreamento dos contatos, são as principais ferramentas para controlar a propagação do vírus por enquanto.

Rosamund Lewis, especialista no departamento de varíola da agência de saúde, disse que era desnecessário vacinar em massa as populações contra a doença, o que já foi confirmado em mais de 250 não-residentes da África.

Cada nação provavelmente precisará de um pequeno contingente de vacinas, disse o Diretor de Emergências de Saúde Mike Ryan, acrescentando que a melhor abordagem para este tipo de vírus é proteger o pessoal de laboratório e os trabalhadores de saúde e de primeiros socorros.

Após os primeiros relatos do surto, a OMS revelou que não há tratamentos ou vacinas específicas contra a infecção.

Relatou, entretanto, como a imunização antiviral prévia, que no passado mostrou 85% de eficácia na prevenção da varíola, ajudaria a um curso mais brando da doença.

A este respeito, Lewis observou que uma vacina mais recente contra a doença, ainda não sujeita a estudos de qualificação da OMS, foi aprovada pelas autoridades sanitárias nos Estados Unidos e no Canadá.

A transmissão da varíola macaco pode ocorrer de uma pessoa para outra através do contato próximo com lesões, fluidos corporais e gotículas respiratórias expelidas para o ar, advertiu ainda a agência de saúde. jf/ifs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES