10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba testará seu futuro (+Fotos)

Cuba testará seu futuro (+Fotos)

Havana (Prensa Latina) Como potência pan-americana e maior território caribenho, Cuba será a estrela dos Primeiros Jogos do Caribe, que se realizarão em Guadalupe de 29 de junho a 3 de julho.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por Lemay Padrón Oliveros

Jornalista da Prensa Latina

A feira, que aguarda 795 atletas de 30 países, propõe competições em sete disciplinas e serão entregues 77 conjuntos de medalhas.

No entanto, exclusivamente com a Prensa Latina, o diretor de Alto Rendimento do Instituto Cubano de Esportes (Inder), José Antonio Miranda, declarou que a ilha pretende aproveitar o evento para testar seus atletas com potencial.

Decidimos não ter um propósito em termos de medalhas, mas sim testar a reserva para os ciclos olímpicos de 2028 e 2032, já que as idades convocadas são entre os 15 e os 23 anos, disse.

Cuba conquistou 52 lugares, 36 masculinos e 23 femininos, a maioria no atletismo (19), e disputará apenas o netball, modalidade de basquete que não é praticada no país.

O responsável acrescentou que, além disso, há um compromisso com os organizadores de não deixar de participar e que, devido à sua experiência, várias federações cubanas prestaram assessoria em questões organizacionais.

Acho que foi uma ideia magnífica dos Comitês Olímpicos Nacionais do Caribe, e por muito tempo eles vão repetir quase todos os últimos Jogos Pan-Americanos juvenis em Cali, disse ele.

Uma figura que deve ganhar destaque na feira é a nadadora Andrea Becali, que pretende disputar diversas provas.

Entrevistada pela Prensa Latina, Becali declarou que embora a competição fundamental seja a Copa do Mundo, que será antes, representar seu país é sempre uma motivação a mais.

Como são três dias de competição, vai depender do programa para finalmente ver as especialidades em que vou competir, mas com certeza estarei nos 100 e 200 costas, onde de acordo com o ranking da área estou nos lugares 1 e 2, respectivamente, disse ele.

Ele também ocupa posições semelhantes nos 200 e 400 livres, então essas seriam suas outras modalidades.

Felizmente este ano vou ter várias competições para melhorar os meus tempos, porque há também o torneio de natação do Caribe (Cccan), e em algumas espero conseguir o recorde nacional dos 200, o único que me falta, confessou.

Além disso, como ainda não está definido como se classificará para os próximos Jogos da América Central e do Caribe em San Salvador-2023, é possível que o evento de Guadalupe seja levado em consideração nesse sentido.

Estudei os rivais da área e sei que posso ganhar medalhas. Eu competi com eles anteriormente e nos conhecemos, só tenho que dar tudo de mim, disse ele.

O atletismo será outro dos trunfos da delegação cubana, com a presença do balista Juan Carley Vázquez – campeão mundial juvenil – como figura principal, esperando-se também várias medalhas dessa disciplina.

Igualmente boas apresentações devem ser feitas pelo velocista Shainer Reginfo, bronze na prova mundial para o inexperiente Nairobi-2021, e que acaba de vencer os 100 metros no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo realizado na Espanha.

Outras figuras a seguir serão as curtas Greisys Robles e Keily Linet Pérez, ouro e prata no Iberoamericano de Alicante e num rali realizado dias depois em solo espanhol.

SONHO FEITO REALIDADE

Sediar um evento multiesportivo está na mente dos líderes caribenhos há vários anos, mas eventualmente esses sonhos se tornarão realidade.

Os I Jogos foram adiados no ano passado como resultado da pandemia de Covid-19, e após uma redução notável de participantes e testes, foi possível formar um plano economicamente acessível para as pequenas ilhas da região.

Sob a supervisão da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais do Caribe (CANOC), dirigida pelo trinitário Brian Lewis, a feira pretende ter uma periodicidade de quatro anos, como a maioria de suas congêneres no mundo.

Os esportes convocados são atletismo, natação, futsal, basquete 3×3, judô, netball, o menos conhecido de todos, e ciclismo, que na última hora cancelou as provas de pista e só vai comemorar o percurso.

Para o atletismo, quase todas as provas são de velocidade, como a natação, enquanto o judô vai colocar em ação apenas três divisões por gênero (57, 70 e mais de 70 entre as mulheres, e 73, 90 e mais de 90 entre os homens).

No caso do netball, é um jogo semelhante ao basquete em que duas equipes de sete jogadores se esforçam para marcar o máximo possível.

Diferente dos outros, aqui o campo é dividido em círculos e o objetivo é levar a bola para os mais próximos do aro, os únicos que podem pontuar.

Os organizadores escolheram como Villa Deportiva um complexo hoteleiro em Sainte-Anne, capaz de acomodar mil participantes, somando treinadores e federações.

Vários dos países participantes competirão logo em seguida nos Jogos da Commonwealth em Birmingham, Inglaterra, de 28 de julho a 8 de agosto, então esta competição servirá como aquecimento.

arb/jdg/lp

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.