29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Da Bretanha francesa a Cuba, solidariedade e amor

Da Bretanha francesa a Cuba, solidariedade e amor

Paris, 28 mai (Prensa Latina) A solidariedade com um povo que resiste ao bloqueio dos EUA orienta o Comitê de Armaduras da associação Cuba Coopération France (CubaCoop), que acumula vinte contêineres enviados à ilha, destacou hoje Michel Le Magoarou.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em entrevista à Prensa Latina, o presidente do grupo que atua na região noroeste bretã comentou que há 15 dias partiu para a maior das Antilhas o mais recente dos contêineres cheios pelo Comitê de Blindagem com carga solidária.

O mobiliário hospitalar marca o embarque, com 48 camas eléctricas, 70 colchões com protecção e 30 mesas-de-cabeceira, entre outros recursos, graças ao apoio de hospitais da Bretanha, lares de idosos e farmacêuticos, explicou.

Segundo Le Magoarou, é uma contribuição à luta de Cuba contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de 60 anos.

Washington não tem o direito de aplicar esta prolongada guerra econômica, nem de impor sua vontade com uma barreira responsável por muitas dificuldades, que impede o desenvolvimento de Cuba e suas relações com outros países, sublinhou.

Nesse sentido, defendeu o direito da nação caribenha de escolher seu próprio caminho.

Este bloqueio não atinge apenas Cuba, e um exemplo claro disso é que o Comitê de Armaduras CubaCoop envia um contêiner com o dinheiro que normalmente poderia ser despachado dois, devido ao aumento do custo das operações ligadas à ilha, denunciou.

No entanto, o empenho dos membros da Comissão, cerca de 80 no total, permitiu dar continuidade ao projeto solidário, aumentando mesmo a frequência de envios para três ou quatro cargas por ano.

Le Magoarou destacou que o grupo sediado na bela Bretanha francesa trabalha em duas linhas fundamentais em apoio à ilha: os contêineres e a aproximação às comunidades da região para promover a colaboração com o país caribenho.

Com a aglomeração de Saint-Brieuc, capital departamental de Côtes d’Armor, já realizamos ações no setor de coleta de resíduos em benefício da província de Cienfuegos, trabalho que queremos estender à troca de visitas de delegações de técnicos e especialistas e para outras áreas, como água e saneamento, disse.

Segundo Le Magoarou, já foram identificados novos parceiros, em particular a aglomeração Guingamp-Paimpol, e um próximo passo será o contato com o Conselho Departamental, a fim de somar apoio à iniciativa de solidariedade com o país bloqueado.

Uma das ideias é propor uma cooperação triangular através da CubaCoop com Cuba e Haiti, disse.

car/wmr/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.