29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia realiza eleições presidenciais neste domingo

Colômbia realiza eleições presidenciais neste domingo

Bogotá, 28 mai (Prensa Latina) A Colômbia, um dos maiores e mais populosos países da América Latina, realiza eleições no próximo domingo, consideradas fundamentais na região.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Gustavo Petro, favorito para vencer eleição presidencial na Colômbia

Federico Gutiérrez a esperança de setores conservadores na Colômbia

Sergio Fajardo, um centrista que persiste no processo eleitoral na Colômbia

Rodolfo Hernández o controverso candidato independente colombiano

A República da Colômbia, país soberano localizado na região noroeste da América do Sul, está politicamente organizada em 32 departamentos e o Distrito Capital de Bogotá, sede do Governo Nacional.

Tem uma área de dois milhões 129 mil 748 quilômetros composta por território continental e águas marítimas, tornando-se o vigésimo quinto maior país do mundo e o sétimo maior da América.

Limita a leste com Venezuela e Brasil, ao sul com Peru e Equador e a oeste com Panamá; Em termos de limites marítimos, faz fronteira com Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Venezuela no Mar do Caribe, e com Panamá, Costa Rica e Equador no Oceano Pacífico.

É a única nação da América do Sul que possui costas no Oceano Pacífico e acesso ao Atlântico pelo Mar do Caribe, onde possui várias ilhas como o arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina.

Com uma população de 51 milhões de habitantes, ocupa a 28ª posição entre as mais populosas do mundo e a quarta na região das Américas, depois dos Estados Unidos, Brasil e México.

É uma nação multicultural, composta por inúmeros povos indígenas, descendentes de espanhóis e africanos, além de imigrantes da Europa e do Oriente Médio que chegaram ao país no século passado.

A Colômbia é o segundo país do mundo com maior número de falantes de espanhol depois do México e, além disso, a Constituição estabelece que a língua espanhola é a oficial, assim como as línguas dos grupos étnicos em seus respectivos territórios.

Possui um relevo de grande variedade com o sistema montanhoso central, formado pelas três cordilheiras andinas, um sistema montanhoso independente dos Andes, bem como as planícies interiores e costeiras e os vales interandinos.

É a segunda nação com maior biodiversidade do mundo, mas de acordo com um relatório do World Wildlife Fund, cerca de metade dos ecossistemas que existem na Colômbia estão em estado crítico ou em perigo.

É também a nação da América Latina com mais conflitos ambientais entre a população local e empresas multinacionais em áreas de proteção especial.

A Colômbia tem uma economia emergente, é uma potência econômica na região e faz parte do bloco de países emergentes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Entre 1810 e 1819, as lutas pela independência ocorreram para emancipar os territórios que então compunham o Vice-Reino de Nova Granada.

Em 1819, um exército comandado pelo Libertador Simón Bolívar conseguiu a fundação da Gran Colômbia, da qual foi presidente daquele ano até 1830.

Durante os séculos XIX e XX, o país caracterizou-se pela instabilidade e um grande número de guerras civis; Em 2016, o governo de Juan Manuel Santos, em nome do Estado, e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército Popular, chegaram ao Acordo de Paz que pôs fim a um conflito de 60 anos.

jha/otf/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.