29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Venezuela rejeita política de exclusão dos EUA

Presidente da Venezuela rejeita política de exclusão dos EUA

Havana, 27 mai (Prensa Latina) O presidente venezuelano Nicolás Maduro rejeitou hoje a política excludente e divisória dos Estados Unidos em sua convocação à Cúpula das Américas, marcada para 6 e 10 de junho em Los Angeles.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando na XXI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da ALBA-TCP, realizada no Palácio da Revolução, em Havana, Cuba, o presidente condenou as pretensões de Washington de excluir da próxima reunião regional os povos e autoridades legítimas da Nicarágua, Cuba e Venezuela.

Nesse sentido, Maduro afirmou que a atual reunião da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos aprovará uma declaração contundente contra um império que busca dividir a região por meio de intrigas e ameaças.

O presidente destacou que a ALBA-TCP tem uma doutrina clara sobre as relações entre os países da área, baseada no pensamento bolivariano e latino-americano compartilhado entre nações que debatem entre iguais e sem espírito excludente.

“Discutimos a errática convocação da chamada Cúpula das Américas, (onde) se pretende excluir os povos da Nicarágua, Cuba e Venezuela dessa reunião; confirmamos o enorme poder da consciência latino-americana e caribenha , o protesto geral de governos e povos contra a exclusão desses países”, afirmou Maduro.

Nesse sentido, o presidente venezuelano agradeceu às “vozes firmes e corajosas” dos estados da Comunidade do Caribe (Caricom) e aos presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador; de Honduras, Xiomara Castro; da Bolívia, Luis Arce; e da Argentina, Alberto Fernández.

O presidente da Venezuela também reiterou o compromisso da nação sul-americana com a união e integração dos países do continente, dentro da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

“Ao longo desses anos, vimos a expansão do conceito de união, igualdade, fraternidade, na doutrina latinoamericanista e caribenha, na CELAC, que é nossa comunidade, nosso espaço”, destacou o chefe de Estado.

mv/wup/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.