29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Os EUA não renunciam à Doutrina Monroe, diz Ortega

os-eua-nao-renunciam-a-doutrina-monroe-diz-ortega

Os EUA não renunciam à Doutrina Monroe, diz Ortega

Havana, 27 de maio (Prensa Latina) O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou hoje aqui que o governo dos Estados Unidos não renuncia à Doutrina Monroe e sua interferência continua nos povos do continente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante seu discurso na XXI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), com sede nesta capital, Ortega destacou que o imperialismo não mudou.

“A essência está lá, uma essência criminosa”, disse o presidente, que participou virtualmente do encontro.

O líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) fez referência a como os Estados Unidos e a União Européia ainda acreditam que chegou a hora de estabelecer sua hegemonia sobre o planeta.

“Eles não percebem que isso não é mais possível. Nossa América, depois de profundas mudanças, fundou a ALBA, o mais nobre projeto que foi criado para levar bem-estar às nações empobrecidas”

Nesse sentido, referiu-se à ALBA como o projeto que realizou os sonhos de Simón Bolívar e Augusto César Sandino.

Por outro lado, o presidente da nação centro-americana argumentou que o governo dos Estados Unidos, sob o nome de democracia, impõe uma política terrorista e agressiva.

Nesse sentido, denunciou o bloqueio imposto a Cuba desde o país do norte há mais de 60 anos e qualificou a medida unilateral de infame e terrorista.

Da mesma forma, pediu para continuar fortalecendo e promovendo a ALBA-TCP e afirmou que a razão superará a força.

Compartilhar estratégias comuns de desenvolvimento e analisar a situação política regional foi o objetivo deste encontro de presidentes, primeiros-ministros e altos líderes do grupo.

O bloco foi fundado em 2004 por iniciativa dos líderes Fidel Castro e Hugo Chávez, baseado na solidariedade, colaboração e complementação entre os 10 países membros da América Latina e Caribe.

A Cúpula ALBA-TCP foi realizada dias antes da IX Cúpula das Américas a ser realizada em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, da qual estão excluídos Cuba, Nicarágua e Venezuela.

acl/ybv/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.