29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

OPS e MINSAP promovem ações em Cuba para o Dia Sem Tabaco

ops-e-minsap-promovem-acoes-em-cuba-para-o-dia-sem-tabaco

OPS e MINSAP promovem ações em Cuba para o Dia Sem Tabaco

Havana, 27 de maio (Prensa Latina) A Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) e autoridades do Ministério da Saúde de Cuba (MINSAP) promoveram aqui hoje ações para o Dia Mundial Sem Fumo, que será comemorado na terça-feira, 31 de maio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A campanha de comunicação 2022 destaca que o tabaco envenena o planeta e com isso pretende-se destacar que ao longo do seu ciclo de vida contamina e prejudica a saúde de todas as pessoas, declarou o representante da entidade regional de saúde, José Moya.

Um bilhão de cidadãos fumam no planeta e há oito milhões de mortes pelo consumo da folha aromática a cada ano, lembrou o médico em entrevista coletiva.

Especificou que nas Américas é responsável pela morte de 1 milhão de habitantes anualmente e estima-se que 122 milhões acima de 15 anos fumem.

“O tabagismo é um fator de risco comum para as quatro principais doenças não transmissíveis: diabetes, acidentes vasculares cerebrais, câncer e doenças crônicas que causam 41 milhões de mortes a cada 365 dias no mundo”, disse.

Por outro lado, acrescentou Moya, 22 bilhões de litros de água são usados ​​para fazer cigarros e milhões de árvores são derrubadas, recursos valiosos para a vida, alertou.

Ele ressaltou que devido ao tabaco milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono são lançadas na atmosfera que elevam a temperatura universal.

A chefe do Departamento de Promoção da Saúde do MINSAP, Dra. Elba Vázquez, afirmou que a cada dia a ciência fornece mais elementos para se ter clareza do que não começar a fumar e parar de fumar é a melhor decisão que se pode tomar a favor da saúde e coletiva.

“O Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Tabagismo, em correspondência com este problema, orienta a sua actuação para várias linhas estratégicas de forma integral”, descreveu.

A vigilância do consumo de tabaco, o seu comportamento na população, permite atualmente saber que embora a prevalência tenha uma tendência decrescente, os jovens começam a consumir em idades cada vez mais precoces.

Além disso, a diferença de prevalência entre mulheres e homens diminui e surgem novas formas de consumo, como o cigarro eletrônico, alertou.

Sobre ambientes livres de fumo e proibição de fumar em espaços fechados, afirmou que a legislação deve ser acompanhada das melhores exigências e “este continua a ser o nosso calcanhar de Aquiles”, referiu.

O ato nacional -sublinhou Velázquez- será realizado na terça-feira, 31 de maio, às 09h00, hora local, no prado da Villa Panamericana, no município de Habana del Este da capital.

A Assembleia Mundial da Saúde instituiu o Dia Internacional Sem Tabaco em 1987 para chamar a atenção para a epidemia do tabaco e seus efeitos mortais.

mem/znc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.